Projeto “Trânsito também é coisa de criança”

Criado em 28/08/2014

Equipe da Prefeitura está percorrendo escolas com proposta lúdica envolvendo brincadeiras que chamam atenção dos alunos

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires está realizando atividades em diversas escolas municipais. A ação faz parte do projeto “Trânsito também é coisa de criança” que leva brincadeiras pedagógicas para os alunos assimilarem novos conhecimentos enquanto pedestres e também como futuros condutores.

Nesta quinta-feira (28), a equipe de Educação no Trânsito esteve na Escola Municipal João Midolla, trabalhando com alunos entre cinco e seis anos. “A educação para o trânsito deve começar cedo. Garantir o acesso à informação e orientações aos condutores e pedestres é indispensável para prevenir acidentes. Além de cidadania, o respeito às leis de trânsito e condições adequadas no sistema viário, que fazem parte do programa de investimentos da Prefeitura, são questões de segurança de todos os moradores e visitantes da cidade”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.

O pequeno João Gabriel Pires de Brito, de seis anos, foi o primeiro a participar do “Jogo do Trânsito” na Escola Municipal João Midolla. Durante a brincadeira, que consiste em jogar um dado e identificar elementos sortidos do universo do trânsito, as crianças são estimuladas a aprender. João, ao abrir a caixa e achar um extintor, conseguiu explicar o que era o equipamento. “É para a segurança, para apagar o fogo”, explicou o aluno, respondendo corretamente.

Aproximação com agentes de trânsito

Aproximar condutores, pedestres, agentes e crianças faz parte do projeto de humanização do trabalho dos agentes de trânsito da Estância Turística de Ribeirão Pires. Pouco a pouco, a Prefeitura vem investindo em mais ações que objetivam promover boas práticas no trânsito e levar essa consciência para todos os moradores da cidade, começando pela criança que se torna disseminador daquilo que aprende.

Recentemente, a STT comprou novos equipamentos para as ações realizadas em escolas, eventos e também na própria sede da secretaria. O município adquiriu novos uniformes para agentes educacionais, seis bicicletas com equipamentos de segurança e circuito lúdico portátil.

Em ambiente lúdico, os alunos são conscientizados sobre cidadania e responsabilidade enquanto pedestres e futuros condutores. Com a utilização dos materiais, os orientadores falam sobre todos os temas que envolvem práticas do trânsito, como perigo ao dirigir alcoolizado, usar o celular enquanto está guiando o carro, conhecer as diferentes sinalizações, travessia com segurança e outras atividades que, de forma divertida, ajudam as crianças a assimilar o que estão aprendendo.