Ribeirão Pires aplicará segunda dose da vacina contra o HPV

Criado em 27/08/2014

Meta da campanha é imunizar 80% das garotas com idade entre 11 e 13 anos contra o vírus

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, realizará, entre 1 e 30 de setembro, a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV - Papilomavírus Humano. A vacina será aplicada em meninas com idade de 11 a 13 anos que já receberam a primeira aplicação, em março deste ano. Há 2.520 meninas na faixa etária. A meta é imunizar 80% dessa população.

As doses serão disponibilizadas de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de escolas municipais, estaduais e particulares da Estância, com agendamento feito pela Secretaria de Saúde e Higiene.

O objetivo é imunizar a população nesta faixa etária contra o vírus, prevenindo o câncer do colo do útero e verrugas genitais. Nesta idade (11 a 13 anos) a resposta imunológica à vacina é melhor que em relação ao do público adulto.

O HPV é um grupo de vírus que pode provocar a formação de lesões no corpo. Pode não apresentar sintomas ou aparecer como verrugas. É transmitida por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contaminação é pela via sexual. Atualmente, existe mais de 100 tipos da doença, alguma delas podendo causar câncer. O vírus é altamente contagioso e pode ficar no organismo durante anos, sem que a doente perceba, podendo evoluir para cânceres como o do colo de útero, uma doença grave. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres.

Lembrando que as garotas que tomaram a primeira dose na UBSs terão de tomar a segunda dose na UBSs  e as que tomaram na escola tomarão a segunda dose na escola em que tomou a primeira dose.

Confira o endereço das Unidades Básicas de Saúde:
Unidades de saúde (de segunda a sexta-feira):

UBS CENTRAL (8h às 17h)
R. Dr. Virgilio Gola, 24 – Centro

UBS OURO FINO (7h às 16h)
Rodovia Índio Tibiriçá s/n ao lado nº 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista

UBS SANTA LUZIA (7h às 16h)
R. Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia

USF QUARTA DIVISÃO (7h às 16h)
Estrada do Sapopemba nº 5000 - IV Divisão

USF JARDIM LUSO (7h às 16h)
R. Julio Prestes, 22 - Jardim Luso