Lacres de garrafas de alumínio são trocados por cadeiras de rodas


Criado em 26/08/2014

Voluntários de entidades sociais de Ribeirão Pires se unem em ação comunitária para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida

O Rotaract Club de Ribeirão Pires em parceria com o Rotary Club estão realizando uma campanha que visa arrecadar os lacres das latas de alumínio com o objetivo de trocá-las por cadeiras de rodas. A arrecadação está sendo feita em diversos chalés do Festival do Chocolate.

A explicação para a utilidade desse item está na química. O lacre é composto por uma liga de alumínio com alto teor de magnésio. A separação do material do anel com a lata evita a mistura de dois tipos de metais, além da prática, combater o descarte do metal no meio ambiente.

Cada garrafa pet de dois litros contém aproximadamente um quilo de anéis. É necessário cerca de 100 a 120 garrafas com o material para serem vendidos para a reciclagem e reutilizados. "Nosso intuito é ajudar o maior número de pessoas. Sabemos que há a prática da coleta das latas de alumínio e para não prejudicar este trabalho utilizamos apenas o lacre", explica Lygia Catarine, atual presidente do Rotaract Clube Ribeirão Pires Estância Centro.

Por se tratar de uma campanha contínua há a perspectiva de estender a coleta aos comércios alimentícios da cidade para a aquisição de mais cadeiras de rodas. "A campanha não vai parar e queremos conscientizar a população a participar conosco fazendo o descarte correto desse metal", explica Lygia.

Após vender o material arrecadado as cadeiras de rodas serão doadas a instituições a serem definidas que possuem necessidade de locomoção para pessoas com mobilidade reduzida. Se você quer participar pode começar desde já e obter mais informações no e-mail lygiacatarine@gmail.com ou pelo telefone 9-8254-3625.