Alunos da Rede Municipal participam do Dia do Plantio

Criado em 26/08/2014

Em cumprimento a Lei Federal que prevê a compensação ambiental, empresa privada doa 150 mudas de árvores nativas para a Prefeitura

Na quinta-feira (21) aproximadamente 45 alunos, na faixa-etária de 3 a 5 anos, da Escola Municipal Cícera Benevides Santos Silva, participaram do Dia do Plantio. A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu doação de 150 mudas de plantas nativas, de uma empresa privada, em cumprimento a Lei Federal 9.985-2000 de compensação ambiental.

A ação dos alunos contou com o plantio de 21 árvores nativas da região totalizando 150. A empresa, que cumpriu a compensação ambiental, plantou 129 mudas na semana anterior. O objetivo da atividade é repor a mata ciliar em uma área de proteção permanente, com aproximadamente 1500 m², localizada na Rua Pedro Ripolli, no Bairro Barro Branco.

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) que abriga o núcleo de educação ambiental é responsável por desenvolver trabalhos com as escolas municipais a fim de inserir a criança no contexto sustentável e conscientizá-las sobre os cuidados com o meio ambiente. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia da cidade.

Dentre as espécies nativas plantadas no local estão pitangueira, amoreira, araçazeiro, ingazeira e mudas de maracá. "Há cinco anos tiraram as árvores dessa área e estamos replantando. O local ficará mais bonito e agradável com as árvores, além de repor a mata ciliar e contribuir com o meio ambiente", garante o secretário de Meio Ambiente, Gerson Santos Goulart.

A preservação das florestas é indispensável para manter biodiversidade, a fim de evitar erosão dos solos, perdas da vida animal, degradação das áreas de bacias hidrográficas, além de trazer outros benefícios ao meio ambiente.