Primeiro encontro de empreendedores rurais do Programa Turismo Rural de Ribeirão Pires


Criado em 17/04/2013

Parceria entre Prefeitura e SENAR estimula o turismo rural e traz oportunidade para empresários receberem capacitação sobre o tema

O primeiro encontro entre empreendedores rurais e os capacitadores do Programa Turismo Rural aconteceu hoje (17). A iniciativa é realizada em parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires e o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - e tem como objetivo preparar os empresários com possibilidade de ampliação em turismo rural no município.

Os empreendedores rurais foram mobilizados com ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista. Essa foi a primeira vez que eles tiveram contato com o conteúdo proposto pelo curso do SENAR.

A empresária Ivete Mazete Burela, proprietária do Sítio Portal dos Sonhos - local onde acontecerá o primeiro módulo do curso ? realiza festas, eventos, casamentos, aniversários e confraternizações. Para ela, a importância da capacitação é aprender como expandir o negócio. "Busco formas de divulgar meu espaço, aproveitar melhor minha propriedade e trazer público de fora com mecanismos que atraiam turistas para Ribeirão. Essa é a proposta do curso e o que me fez ter interesse em participar", explicou.

"Essa parceira com o SENAR vem de encontro com o nosso trabalho de estimular o desenvolvimento do turismo. A cidade possui características naturais ideais para a instalação ou ampliação de empreendimentos rurais. Preparar esses empreendedores, como proprietários de sítios e pesqueiros, é uma forma de incentivar melhorias do setor e, consequentemente, atrair visitantes para a Estância", afirmou o prefeito Saulo Benevides.

Serão diversos módulos oferecidos aos participantes, divididos em aulas semanais, variando de dois a quatro dias. Cada módulo abordará temas como identificação com turismo rural, conceitos, modalidades, pontos de vendas, rotulagem, meios de hospedagem, atendimento ao cliente, resgate e montagem gastronômica e divulgação, todos temas importantes para o empreendedor rural.

Ainda há vagas para os interessados em participar do curso, desde que atendam às exigências de serem maior de 18 anos e possuírem comércios com características rurais como clubes, pesqueiros, haras, pousadas, chácaras para eventos, entre outros. Mais informações sobre esta e outras ações do setor turístico podem ser obtidas na Secretaria da Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo - localizada na Avenida Prefeito Valdírio Prisco (antiga Av. Brasil), nº 193, Jardim Itacolomy - ou pelo telefone 4823 7444. (17/04/2013)