Ônibus da Mulher realiza 20 atendimentos

Criado em 20/08/2014

Em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o veículo adaptado e equipado para atendimento emergencial e preventivo esteve na Estância na última terça-feira (19)

O projeto “Ônibus da Mulher”, específico para as mulheres, realizou 20 atendimentos em Ribeirão Pires e mais de 30 orientações e encaminhamentos. Entre serviços de acolhimento social, aferimento de pressão, entre outros, foram atendidas moradoras do Parque Aliança na última terça-feira (19). A unidade ficou estacionada na Praça Ishiro Hidaka das 9h às 16h.

O veículo passará pelas sete cidades da região, via Consórcio Intermunicipal Grande ABC. São oferecidos serviços de assistência, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência das áreas de periferia e assentamentos precários, marcando também o lançamento da Cartilha Regional de Serviços do Grande ABC "Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres".

Dentro do ônibus, participam equipes de profissionais de diferentes áreas de atuação, como assistentes sociais, psicólogos, advogados e educadores sociais, entre outros. Em Ribeirão Pires, equipe do Ambulatório de Infectologia participou da ação com informações para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis – DSTS/AIDS, além de outras ações de Saúde e orientação do município.

“É um ganho para a cidade e para as mulheres. Um carinho, um cuidado e uma enorme oportunidade. O Ônibus da Mulher é um projeto, trabalhado em parceria com o Grupo de Trabalho de Gênero do Consórcio, que vai ao encontro do trabalho de acolhimento e fortalecimento de vínculos difundido por nós da Assistência Social de Ribeirão Pires”, afirmou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade, Sônia Garcia.