Prefeitura de Ribeirão inicia 2013 com déficit superior a R$ 37 milhões

Criado em 10/01/2013

Dívida deixada pela antiga administração pode ser ainda maior já que análise financeira ainda não foi concluída

Levantamento preliminar feito pela Prefeitura de Ribeirão Pires nos dez primeiros dias do ano dão conta de que a dívida deixada pela administração anterior supera os R$ 37 milhões. O valor pode subir, já que a atual gestão verifica minuciosamente em todos os setores contratos e pendências deixadas.

As dívidas herdadas são referentes a salários de servidores, encargos trabalhistas, pagamentos de energia elétrica (Eletropaulo), telefonia, INSS, Pasep, fornecedores, refinanciamentos, acordo de precatórios, IMPRERP, entre outros.

"O pagamento das dívidas está entre nossas prioridades. Precisamos equacionar os débitos para iniciar novos investimentos, de forma a não comprometer ainda mais a saúde financeira da Prefeitura, o que impossibilitaria a viabilização de projetos futuros", declarou o prefeito Saulo Benevides.

Sobre o impacto das dívidas no orçamento previsto da Prefeitura para 2013, o secretário de Finanças do município, Antônio Carlos Lima, explica que ainda não é possível determinar o quanto das pendências comprometerão os investimentos. "Os números previstos na peça orçamentária deste ano não deverão ser atingidos. Tomamos como exemplo o orçamento de 2012, que teve déficit de aproximadamente 20%", explicou.

A Prefeitura já trabalha na busca de recursos nas esferas Federal e Estadual para tentar amenizar o impacto das dívidas sobre os investimentos públicos municipais. "Estamos engessados neste primeiro ano de mandato, e por isso mesmo solicitei ainda mais dedicação dos secretários, para não ficarmos apenas neste discurso. Temos e estamos buscando soluções", afirma o prefeito Benevides. (10/01/2013)