Carrinho motorizado facilita coleta seletiva

Criado em 08/07/2014

Para melhorar as condições de trabalho e a mobilidade dos trabalhadores da Cooperpires – Coop Material Reciclável de Ribeirão Pires - começou a operar, na manhã desta segunda-feira (7), carrinho com plataforma motorizada para execução do serviço de coleta seletiva no Centro da Estância. A ação é desenvolvida pela Cooperativa Central do ABC – Coopcent ABC – em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires.

O veículo é equipado com motor de seis cavalos de potência, alimentado a gasolina e com reduzido índice de consumo de combustível e de emissão de gases e ruídos. A velocidade é controlada e o carrinho conta com transmissão de três marchas à frente e ré, embreagem centrífuga e freio, além de espelhos retrovisores, porta-objeto e adesivos refletivos. A carroceria suporta carga de até 500 kg e 3 m³ de volume, que se restringem ao recolhimento de papéis, papelão, plásticos e metais limpos.

Atualmente, o convênio da Cooperpires com a Prefeitura prevê a disponibilização de galpão de triagem, dois caminhões, dois motoristas, ajudantes da Frente de Trabalho, vales transporte, cesta básica, uniforme e EPI (equipamento de proteção individual), além de treinamentos técnicos e acompanhamento com assistente social, para preparar os cooperados e deixar claro que realizam um trabalho digno e que a renda mensal e a qualidade de vida podem aumentar significativamente.

“O carro motorizado dignifica o trabalho dos catadores, possibilitando a coleta de resíduos em becos e ruelas de difícil acesso e incentiva a coleta seletiva de forma moderna e eficiente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Gerson dos Santos Goulart. Com mais este facilitador para a coleta seletiva na cidade, entre outras intervenções, a estimativa é superar a marca atual de 40 toneladas mensais de material reciclável recolhido (papel, plástico, vidro e metal).