Prefeitura doa 23 animais durante Cãominhada

Criado em 07/07/2014

Voluntários e funcionários do CCZ da cidade percorreram ruas da cidade com animais abrigados no Canil Municipal para divulgar importância da adoção

Neste sábado, dia 05 de julho, a Prefeitura de Ribeirão Pires doou 23 animais durante ação para incentivar a adoção e a posse responsável de cães e gatos. As adoções foram realizadas durante a IV Cãominhada da Estância. Mais de 30 funcionários da Secretaria de Saúde e Higiene do município e voluntários saíram do Canil Municipal, localizado no Jardim Boa Sorte, e percorreram ruas da cidade com cães adultos do CCZ com destino à Praça Central, onde foi realizada feira de doação de cães e gatos.

Dos animais doados, 04 são cães adultos, 13 filhotes de cães e 06 filhotes de gatos. “Estimular a adoção de animais é uma das ações da Prefeitura para reduzir o número de cães nas ruas. Essa é também uma questão de saúde pública. Nossas equipes chamam a atenção dos moradores, inclusive, para a importância da posse responsável, assegurando, dessa forma, os direitos dos animais”, afirmou o prefeito da Estância, Saulo Benevides.

Os moradores puderam participar das atividades de conscientização realizadas na Praça Central. Os animais do CCZ levados por voluntários ficaram junto com os filhotes de cães e gatos disponíveis para adoção.

Em março deste ano, a Prefeitura realizou a III Cãominhada, projeto que teve início em 2013 para complementar as ações permanentes de incentivo à adoção de animais realizadas pela Secretaria de Saúde e Higiene da cidade.

Durante todo o ano, os moradores de Ribeirão Pires podem conhecer os cães e gatos abrigados pela Prefeitura no Centro de Controle de Zoonoses, à Rua Catharina Rios Giachelo, 185 – Jardim Boa Sorte – próximo ao Centro da cidade. O Canil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para adotar um animal é necessário ter idade superior a 18 anos, apresentar documento de identidade e preencher ficha de adoção.

Animais de estimação exigem cuidados especiais

Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições dentro de casa ou em um apartamento. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.

Vale lembrar que abandono e maus tratos de animais são crimes com pena de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32.