Prefeitura estimula hábitos saudáveis em caminhadas no Centro Alto


Criado em 02/07/2014

Bairro é o primeiro a receber as atividades, que fazem parte do projeto da Prefeitura Caminhando com Saúde

A rotina de mais de 70 moradores do Centro Alto, em Ribeirão Pires, mudou nos últimos meses. Desde abril deste ano, grupos de pessoas de todas as idades, desde 11 até 84 anos, têm compromisso marcado na Unidade Básica de Saúde do bairro para participar do projeto Caminhando com Saúde, iniciativa da Prefeitura, promovida por meio da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade.

As atividades começam com aquecimento na própria Unidade. As ruas do bairro são o percurso dos participantes, que caminham pelo menos 30 minutos durante as aulas. Maria de Fátima da Silva Santos, de 50 anos, é uma das participantes do projeto. Antes de mudar para o Centro Alto, a moradora residia no litoral paulista. “Era outro ritmo. Quanto mudei para cá ficava muito tempo parada”, conta. “Agora me sinto mais disposta. Não sinto mais dores no corpo e minha respiração melhorou”, observa Maria.

Além de promover a prática do exercício físico, com alongamentos e caminhada, o projeto inclui o acompanhamento clínico aos moradores, que são pacientes da UBS. Assim que se cadastra para as aulas, realizadas duas vezes por semana – terças e quintas-feiras ou quartas e sextas-feiras – o interessado realiza exames na UBS para avaliar frequência cardíaca, medição de cintura, peso, entre outros quesitos, para saber qual será a intensidade dos exercícios que poderá praticar e acompanhar a evolução e as melhoras na saúde. Os exames são repetidos a cada dois meses.

“A Secretaria de Saúde e Higiene disponibiliza profissionais para realização dos exercícios físicos, médico e equipe de enfermagem, além de toda a estrutura necessária para a realização deste projeto. Estamos estimulando hábitos saudáveis, promovendo socialização dos moradores e até mesmo valorizando o próprio bairro. Muitos participantes, ao caminhar, percebem belezas nas ruas que não notavam antes, por passarem com pressa. As caminhadas são exercícios físicos, mas também ajudam os moradores a relaxar”, conta o coordenador do projeto Caminhando com Saúde, Osvaldo Bertoldo, 70 anos, que acompanha todas as turmas nas atividades.

“Promover qualidade de vida aos moradores é prioridade. Seguindo as determinações do prefeito Saulo, estamos investindo em mudanças que vão desde aquisição de modernos equipamentos e ampliação da estrutura de atendimento até projetos simples como este, que promove caminhada. Nossas ações em saúde vão além do que é feito dentro de uma unidade. Extrapolam para atividades rotineiras do dia a dia, estimulam os cuidados com o corpo, com a mente, melhoram a autoestima e promovem interação social”, explicou o secretário de Saúde e Higiene da cidade, Koiti Takaki.

A UBS do Centro Alto é a primeira a receber a ação, que tem como objetivo estimular a prática de exercícios físicos e prevenir problemas de saúde. Para participar do Caminhando com Saúde no Centro Alto é necessário residir nas áreas atendidas pela Unidade Básica de Saúde do bairro. As inscrições e todas as atividades são gratuitas. Nos próximos meses, as demais Unidades Básicas de Saúde da cidade receberão o projeto.