Cãominhada e feira de doação de cães e gatos neste sábado (05)

Criado em 30/06/2014

Voluntários e funcionários do CCZ da cidade percorrerão ruas da cidade com animais abrigados no Canil Municipal para divulgar importância da adoção

Neste sábado, dia 05 de julho, a Prefeitura de Ribeirão Pires realizará ação para incentivar a adoção e a posse responsável de cães e gatos. Equipe do Centro de Controle de Zoonoses da cidade promoverá a IV Cãominhada da Estância. Funcionários da Secretaria de Saúde e Higiene do município e voluntários sairão, por volta das 9h, do Canil Municipal, localizado no Jardim Boa Sorte, e percorrerão ruas da cidade com cães adultos do CCZ com destino à Praça Central, onde será realizada feira de doação de cães e gatos.

“Estimular a adoção de animais é uma das ações da Prefeitura para reduzir o número de cães nas ruas. Essa é também uma questão de saúde pública. Nossas equipes chamam a atenção dos moradores, inclusive, para a importância da posse responsável, assegurando, dessa forma, os direitos dos animais”, afirmou o prefeito da Estância, Saulo Benevides.

Os moradores poderão participar das atividades de conscientização realizadas na Praça Central, programadas das 10h às 16h. Os animais do CCZ trazidos por voluntários ficarão junto com os filhotes de cães e gatos disponíveis para adoção. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses irão orientar e conscientizar os participantes sobre a importância da posse responsável e de cuidados que os animais de estimação necessitam.

Em março deste ano, a Prefeitura realizou a III Cãominhada, projeto que teve início em 2013 para complementar as ações permanentes de incentivo à adoção de animais realizadas pela Secretaria de Saúde e Higiene da cidade.  De janeiro até maio desse ano, foram adotados 88 animais no Centro de Controle de Zoonoses.

Durante todo o ano, os moradores de Ribeirão Pires podem conhecer os cães e gatos abrigados pela Prefeitura no Centro de Controle de Zoonoses, à Rua Catharina Rios Giachelo, 185 – Jardim Boa Sorte – próximo ao Centro da cidade. O Canil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para adotar um animal é necessário ter idade superior a 18 anos, apresentar documento de identidade e preencher ficha de adoção.

Conheça alguns dos animais abrigados no Canil Municipal.

Animais de estimação exigem cuidados especiais

Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições dentro de casa ou em um apartamento. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.

Vale lembrar que abandono e maus tratos de animais são crimes com pena de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32.