Projeto sustentável incentiva a leitura na Estância

Criado em 27/06/2014

O Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura de Ribeirão Pires lançou o projeto Esse Livro é Nosso que tem o objetivo de fomentar a leitura de modo sustentável e gratuito. O projeto funciona da seguinte maneira: o munícipe leva um livro à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) para ser disponibilizado à leitura e, com isso, tem o direito de pegar outro exemplar que faça parte do acervo e que também foi doado por outro morador. Estabelecimentos da cidade doaram caixotes de madeira, que seriam descartados, mas foram reformados e se transformaram em estantes para armazenar os livros.

"Fomos nos comércios da cidade e pedimos os caixotes que iriam para o lixo. Após a doação, contamos com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, que os pintou de verde, cor que representa nossa responsabilidade ambiental. Doamos e pedimos doações de livros usados e com isso conseguimos expandir uma biblioteca sustentável em três repartições públicas com custo zero. Vemos as pessoas compartilhando seus livros e percebemos que o projeto deu certo", conta a gestora ambiental Rosana Oszter, idealizadora do projeto. Atualmente a biblioteca sustentável está instalada no Paço Municipal, na Secretaria de Educação e Inclusão e na Sema.

“Esta é apenas uma das ações promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente, que combina o reaproveitamento de materiais, reforçando a importância da preservação dos recursos naturais e da educação, que é fundamental para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres”, disse o secretário de Meio Ambiente, Gerson dos Santos Goulart. Para participar, basta levar um livro para doação e pegar o livro de seu interesse que estiver disponível.