Defesa Civil busca atualizar georeferenciamento com informações da AES Eletropaulo

Criado em 18/06/2014

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Ribeirão Pires participou, na manhã desta quarta-feira (18), de reunião com equipe da AES Eletropaulo, distribuidora de energia elétrica, para buscar apoio e informações para a elaboração do Plano de Contingência que faz parte da campanha Construindo “Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”. A ação é desenvolvida pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres, da Organização das Nações Unidas (ONU), que é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.

“É de extrema importância para o município obter informações sobre os pontos críticos, com probabilidade de desmoronamento e alagamento, por exemplo, para que seja possível monitorá-los. Com antecipação e planejamento, a Defesa Civil e os demais órgãos envolvidos podem acionar rapidamente as concessionárias que estejam envolvidas na área atingida”, explicou o procurador geral do município Maurício Pinheiro. Também participaram da reunião, representantes das secretarias de Infraestrutura Urbana e de Meio Ambiente.

“Com a criação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012), a responsabilidade pela capacitação de recursos humanos para a ação de proteção e defesa civil também passou a ser do município e, por isso, precisamos nos municiar de todas as informações possíveis para atualizar o georeferenciamento da Estância. Com isso, cobraremos por responsabilidades operacionais caso haja algum desastre ou acidente”, explicou o presidente da Comissão Municipal da Defesa Civil, Capitão José Raimundo Magalhães Barbosa.

A Defesa Civil já se reuniu, anteriormente, com o mesmo objetivo, com a Petrobras Transporte S.A. – Transpetro, empresa processadora brasileira de gás natural e de transporte e logística de combustível do Brasil, e a Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, concessionária distribuidora de gás natural canalizado.