Secretaria de Saúde e Higiene investe na humanização do atendimento na UPA

Criado em 02/04/2013

Balcão de informações e sinalização de setores auxiliam moradores que buscam serviços no local

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia recebeu, na última semana, novo sistema de sinalização indicativa por cores, para facilitar a locomoção de pacientes dentro da unidade. Faixas foram instaladas no chão na UPA, em cinco cores diferentes, para guiar os pacientes para os setores de ultrassonografia (amarela), eletrocardiograma (verde), raio-x (azul), medicação (vermelha) e sala de gesso (branca).

"Além de contribuir para melhorar o fluxo dos pacientes, a novidade garante mais eficiência ao atendimento realizado. Profissionais que antes auxiliavam os pacientes a localizar os setores dentro da UPA agora poderão colaborar com as equipes de atendimento em outras atividades", explicou o secretário de Saúde e Higiene, Dr. Fernando Antonio Blandi.

A instalação da nova sinalização faz parte do projeto da Prefeitura para melhorar e humanizar o atendimento na rede municipal de saúde.

Além das faixas indicativas de setores de exame, medicação e gesso, a UPA ganhou recentemente Balcão de Informação. No local, profissionais recebem sugestões, orientam e esclarecem dúvidas sobre medicação, entre outros.

Encaminhamentos às unidades de saúde e emissão do Cartão SUS também podem ser feitos no Balcão, que recebe ainda reclamações de pacientes. Os reclamantes são encaminhados à Ouvidoria da Saúde para registro e providências do assunto em questão. No momento, o Balcão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17. O horário de atendimento deverá ser estendido em breve. (02/04/2013)