Defesa Civil busca aproximação com a Comgás para elaboração do Plano de Contingência

Criado em 13/06/2014

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Ribeirão Pires participou, na manhã desta quarta-feira (11), de reunião com equipe da Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, concessionária distribuidora de gás natural canalizado, para buscar apoio e informações para a elaboração do Plano de Contingência que faz parte da campanha Construindo “Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”. A ação é desenvolvida pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres, da Organização das Nações Unidas (ONU), que é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.

“Com a criação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012), a responsabilidade pela capacitação de recursos humanos para a ação de proteção e defesa civil também passou a ser do município e, por isso, precisamos nos municiar de todas as informações possíveis para atualizar o georeferenciamento da Estância e, com isso, cobrar por responsabilidades operacionais caso haja algum desastre ou acidente”, explicou o presidente da Comissão Municipal da Defesa Civil, Capitão José Raimundo Magalhães Barbosa.

O gerente assistente de reparo de redes da Grande São Paulo da Comgás, Marcelo Gomes Barbosa, sinalizou a possibilidade de desenvolver um simulado de emergência da concessionária no município em parceria com a Defesa Civil ainda neste ano. “Como o Capitão mesmo disse que esta é uma demanda da lei e nós também realizamos um simulado anualmente, veremos essa hipótese de realizá-lo na Estância”, disse.