Município solicita R$ 47 milhões para turismo e infraestrutura

Criado em 25/03/2013

Saulo Benevides solicitou apoio do vice-presidente da República para captação de recursos na ordem de R$ 47 milhões

Na manhã desta segunda-feira, dia 25, o prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, se reuniu com o vice-presidente da República, Michel Temer, para solicitar cerca de R$ 47 milhões para pacote de obras em turismo e infraestrutura. Os projetos apresentados prevêem a construção de novos equipamentos turísticos para alavancar o setor e grandes intervenções viárias.

Somente para infraestrutura, o prefeito Saulo requisitou R$ 15 milhões para a construção de túnel que irá interligar o Centro e o Centro Alto da cidade. Outro grande avanço é o projeto que prevê o prolongamento da Avenida Prefeito Valdírio Prisco, antiga Avenida Brasil, que começa na Avenida Capitão José Gallo, no Centro, e termina atualmente na altura do atacadista Assaí, na entrada do bairro Barro Branco. A intenção é prolongar a via em mais 4,9 quilômetros, passando pelo Complexo Hospitalar, no Santa Luzia, até a Estrada do Sapopemba. Para este projeto, o valor estimado é de R$ 12 milhões.

Como forma de estimular o turismo, o prefeito apresentou projeto detalhado do Teleférico e de Chafariz. O Teleférico conectará equipamentos e atrações localizadas no centro gastronômico e cultural a um mirante. O trecho passará por um parque linear chegando às margens da represa Billings, com todo o seu potencial náutico e de lazer familiar. O projeto prevê trecho de 4,4 quilômetros com cabines fechadas ao invés de cadeirinhas, devido ao clima da cidade. O valor estimado é R$ 15 milhões.

O outro projeto prevê que a várzea do Córrego Aliança seja alagada com a instalação de um Chafariz, aos moldes do existente no Parque do Ibirapuera, com águas e luzes. A obra, com valor estimado em R$ 5 milhões, dará uma nova cara à entrada da cidade e, além de atender ao turista, também irá oferecer áreas de lazer aos ribeiraopirenses, em especial da Vila Suely e do Jardim Mirante.

O vice-presidente Michel Temer, garantiu que levará os pleitos apresentados pelo prefeito Saulo adiante. "Vou solicitar uma audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, principalmente no tocante ao projeto do teleférico", afirmou. Temer também irá intervir para o agendamento de audiência entre o prefeito Saulo e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

"Estamos trabalhando em projetos ousados para mudar a cara da cidade e promover o desenvolvimento de Ribeirão. Para isso, contamos com o bom relacionamento com lideranças dos governos Estadual e Federal, como forma de reforçar a importância dessas mudanças", declarou o prefeito Saulo Benevides.

Ainda segundo Saulo, outros assuntos foram abordados, mas por hora não podem ser divulgados. "Temos algumas informações de investimentos da União no ABC e estamos buscando trazê-los para Ribeirão. Apresentei ao Temer as questões e iniciamos conversações", disse. A deputada estadual Vanessa Damo esteve no encontro e avalisou os pedidos do prefeito. (25/03/2013)