Rede municipal de saúde recebe mais 13 médicos cubanos


Criado em 22/05/2014

Com 20 profissionais do programa federal Mais Médicos, Prefeitura reforça estratégia da saúde da família na cidade

A Estância Turística de Ribeirão Pires ganhou nesta semana importante reforço na saúde. A Prefeitura recebeu na segunda-feira, dia 19, 13 cubanos do programa federal Mais Médicos. Outros sete profissionais já atuam na rede municipal, na Atenção Básica. Os médicos recém chegados foram apresentados nesta terça-feira, dia 20, aos vereadores, gestores e outros profissionais da saúde.

“Ribeirão Pires foi 100% contemplada pelo programa, ou seja, solicitamos 20 médicos ao governo federal, que supriu nossa demanda. Estamos investindo cerca de R$ 42 mil por mês em contrapartida ao programa, para despesas de alimentação, moradia e transporte desses profissionais. O ganho da população é grande, já que esses médicos estão trabalhando em bairros afastados e ampliando a estratégia da saúde da família, que cuida de perto de cada morador”, explicou o secretário de Saúde e Higiene do Município, Koiti Takaki.

Todos os profissionais do programa Mais Médicos atuam em Ribeirão Pires como generalistas. Eles passam por período de adaptação antes de iniciar o atendimento na rede de saúde municipal. A previsão é que em 15 dias os médicos iniciem o trabalho nas unidades de saúde.

Naudisbel Ceballos, uma das médicas cubanas enviadas nesta fase do programa, trabalhou em outros países, como Venezuela, e possui experiência em saúde da família. “Fiquei muito feliz pela recepção. Vamos trabalhar em conjunto com a Prefeitura para melhorar a qualidade de vida dos moradores, através da saúde familiar”, opinou Naudisbel, que atenderá na UBS do Jardim Guanabara.

A cidade possui 10 unidades, sendo que em cinco delas o atendimento já é realizado dentro da Estratégia de Saúde da Família. As unidade que atendem neste modelo são Jardim Luzo, Valentina, Caçula, Quarta Divisão e Vila Sueli – que já receberam os médicos generalistas cubanos. As Unidades Básicas de Saúde do Jardim Guanabara, Ouro Fino e Quarta Divisão também receberam profissionais do Mais Médicos (relação abaixo). Apenas as UBSs do Centro e Centro Alto, pela localização, não receberam os profissionais do programa até este momento.

Em todas as unidades que contam com os médicos generalistas cubanos, a Secretaria de Saúde e Higiene manterá também especialista em pediatria e ginecologia.

UBS Guanabara – 4 médicos cubanos

UBS Ouro Fino – 2 médicos cubanos

UBS Santa Luzia - 4 médicos cubanos

USF Jardim Caçula – 2 médicos cubanos

USF Jardim Luzo – 2 médicos cubanos

USF Jardim Valentina – 2 médicos cubanos

USF Quarta Divisão – 2 médicos cubanos

USF Vila Sueli – 2 médicos cubanos