Prefeitura intensifica fiscalização para vagas especiais de idosos

Criado em 21/05/2014

Mais de 120 motoristas foram autuados somente em 2014, por estarem estacionados em vagas exclusivas para idosos

As vagas reservadas aos idosos, direito garantido por lei, nem sempre estão disponíveis e, muitas vezes, ocupadas por pessoas que não devem utilizá-las. Em Ribeirão Pires, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, intensificou a fiscalização destas e também das vagas destinadas aos deficientes com mobilidade reduzida. O número de autuações nestes casos, agora nos primeiros meses de 2014, dobrou em relação ao mesmo período no ano passado.

Entre janeiro e maio de 2014, 125 motoristas foram autuados por estarem estacionados irregularmente em vaga exclusiva para idosos. O número de estacionados sem autorização em vagas para deficientes físicos é ainda maior, mais de 310 pessoas foram autuadas só neste ano.

“Respeitar o direito do próximo é muito mais difícil do que exigir os próprios direitos. Culturalmente, em filas preferências no supermercado, por exemplo, há o respeito ao idoso ou deficiente físico. Na hora de estacionar um veículo, o direito à vaga exclusiva muitas vezes é ignorado. Estamos realizando o trabalho de conscientização e, desta forma, pretendemos ampliar esta percepção nos motoristas de Ribeirão Pires”, afirmou o Secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.

Os idosos apoiam a fiscalização ostensiva. “As vagas facilitam para que eu não precise andar muito quando venho ao Centro para ir ao banco, farmácia ou ao médico. As pessoas precisam se colocar mais no nosso lugar. O respeito é essencial”, disse Claudio Carlos dos Santos, aposentado que passou a utilizar as vagas recentemente, ao completar 60 anos.

“O cartão não é um benefício para o automóvel e sim da pessoa. Ele pode utilizar o benefício quando está usando um táxi, por exemplo, ou de carona. Não é preciso ser habilitado para ter o benefício”, explicou o secretário Sousa.

Para obter o cartão do idoso, é necessário ter mais de 60 anos comprovados por documento com foto, além de apresentar comprovante de residência de Ribeirão Pires. Os interessados devem levar estes documentos até a Secretaria de Transporte e Trânsito, localizada no Parque Pérola da Serra – Rua Diamantino de Oliveira, 220, Jardim Pastoril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4825-5083.