Metalúrgica investe R$ 8 milhões para instalar planta produtiva em Ribeirão

Criado em 14/05/2014

Até 2015, Torcisão prevê início da produção na Estância. Empresa deve gerar mais de 300 novos postos de trabalho diretos e indiretos.

A Estância Turística de Ribeirão Pires se prepara para recebem mais um grande empreendimento industrial. A metalúrgica Torcisão, que começou suas atividades no final dos anos 60, já iniciou processo de instalação na cidade. Localizada atualmente em Diadema, a empresa prevê investimento de cerca de R$ 8 milhões para transferir a planta produtiva e o escritório para a Estância.  Líder de mercado no segmento em que atua, a Torcisão espera gerar em Ribeirão Pires 120 novas vagas de emprego diretas e outros 200 postos de trabalho indiretos.

A metalúrgica adquiriu terreno de mais de 34 mil m² no Jardim Caçula – próximo à Rodovia Índio Tibiriçá – para centralizar suas atividades produtivas e administrativas. As obras no local estão em fase de terraplanagem. A expectativa é que até 2015 o galpão da fábrica, que ocupará 4.800 m², e o escritório de dois pavimentos, de cerca de 500 m², sejam entregues e as atividades tenham início na nova sede.

Para realizar a transferência de unidade, a empresa conta com o suporte do Poder Público municipal. “A Prefeitura de Ribeirão Pires vem dando apoio para o projeto da Torcisão. Temos acompanhamento durante todas as etapas do processo de instalação da empresa na cidade, que contribuirá com o desenvolvimento da região”, afirma o diretor comercial da metalúrgica, Reinaldo Plaza.

Além do auxílio da Prefeitura, a empresa destaca os benefícios de Ribeirão Pires para a definição da área para a instalação da nova sede. “A Torcisão escolheu Ribeirão por diversos motivos, como a disponibilidade de área e a logística dos corredores que ligam o Grande ABC e São Paulo. Além da valorização da região como promissor pólo industrual e a compatibilidade de desenvolvimento da região com os objetivos de crescimento da empresa”, observa Plaza.

Executivos da Torcisão e comitiva da Prefeitura visitaram o terreno no Jardim Caçula para acompanhar a evolução das obras no local. Durante o encontro, o prefeito da Estância, Saulo Benevides, recebeu algumas demandas da empresa.

“A via de terra deverá ter estrutura adequada para receber carretas pesadas, de mais de 30 toneladas. Vamos trabalhar em projeto para atender a demanda da empresa. O suporte que damos aos novos empreendimentos que estão chegando à cidade é importante, já que esses investidores trazem novos postos de trabalho e contribuirão para o incremento na receita municipal com impostos como o ICMS”, explicou Benevides.

Sobre a Torcisão:

A Torcisão desenvolve e fabrica produtos para a construção pesada – como pontes, rodovias, aeroportos, estádios, hidroelétricas, entre outras. Neste ano, a empresa espera incrementar o faturamento em 8% em relação a 2013. Para isso, está investindo em mão-de-obra especializada e no desenvolvimento de novos produtos para as linhas de escoramento e protensão, principalmente.

No ano passado, a empresa produziu 4 mil toneladas de aço manufaturado, um aumento de cerca de 200% se comparado ao desempenho registrado em 2007, quando começou a fornecer regularmente para o segmento da construção civil. Nenhuma outra empresa do segmento conseguiu crescimento tão acelerado. De 2007 até 2013 foram produzidas mais de 9.000.000 de peças.