Cidade implantará sistema de videomonitoramento

Criado em 14/05/2014

Sistema de segurança 24 horas com câmeras de monitoramento tem como base estudo feito a partir de dados do Infocrim

A Prefeitura de Ribeirão Pires lançou na última semana edital da licitação para contratação de empresa que irá prestar serviço de instalação e configuração de câmeras de videomonitoramento, com fornecimento de materiais e equipamentos. A previsão é que o município invista cerca de R$ 1,5 milhão na implantação do sistema, chamado de Big Brother.

Inicialmente, serão 36 câmeras, entre fixas e móveis, além de equipamentos para a Central de Monitoramento. Os pontos de instalação dos equipamentos foram pré-definidos após estudo com conjunto com a Polícia Militar, de acordo com o sistema de Informações Criminais (Infocrim), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. “Levantamentos os 100 principais pontos de incidência de crimes. A partir deste estudo definimos as ações. Nesta primeira fase serão 36 câmeras”, esclareceu o prefeito da Estância, Saulo Benevides.

Além da questão da segurança, o Big Brother Ribeirão está sendo pensado para auxiliar a administração pública como um todo. Segundo explicou o prefeito, o Trânsito, por exemplo, se beneficia, pois poderá monitorar as vias da cidade. “Estamos tirando do papel mais uma meta de campanha. Conversamos com a população e falamos do projeto. Hoje, ele está muito próximo de se tornar realidade. Se a burocracia dos processos licitatórios não atrapalhar, queremos já neste Natal monitorar o Centro de Ribeirão”, avisou o prefeito.

O planejamento da Prefeitura prevê que a segunda fase do sistema de monitoramento terá, pelo menos, mais 50 equipamentos de segurança. “É que além das câmeras, temos que equipar a Central de Monitoramento e também tem todo o sistema de comunicação. Com isso, o investimento é alto e estamos trabalhando com responsabilidade financeira para iniciar e acabar o projeto, levando segurança à população da cidade e também às pessoas que nos visitam”, finalizou Saulo.