Guarda Civil Municipal recebe novas viaturas

Criado em 07/05/2014

A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou nesta quarta-feira, dia 07, três novas viaturas para a Guarda Civil Municipal. Membros da corporação receberam os veículos, locados por meio da Secretaria de Segurança Pública da cidade. O prefeito Saulo Benevides, a secretária da pasta, Aurélia Coelho Ataíde e autoridades participaram da cerimônia de entrega.

Mensalmente, serão investidos cerca de R$ 5,5 mil na locação dos veículos, que irão reforçar as ações da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal. Nesta semana, a Prefeitura assinou contrato para a compra de dois veículos tipo SUV com tração 4x4. Foram investidos R$ 195 mil do Tesouro Municipal na aquisição.

“A Prefeitura deve investir neste ano em torno de R$ 600 mil em equipamentos para a GCM, o que inclui veículos, três motos, fardas e equipamentos de proteção. Além disso, também aguardamos a liberação de R$ 120 mil do Governo Federal, que somado à contrapartida municipal de R$ 60 mil, será utilizado para a compra de outras quatro viaturas”, explicou a secretária de Segurança Pública do município, Aurélia Coelho Ataíde.

A Guarda Civil Municipal deve receber as novas fardas nos próximos dias. Durante o evento de entrega das viaturas, o prefeito Saulo Benevides reforçou o compromisso com a GCM de valorização profissional. “Estamos investindo em cursos de qualificação aos membros da corporação e ampliando, gradativamente, os benefícios dos Guardas. No último ano, passamos para 20% o adicional de periculosidade, o dobro do pago anteriormente. Até o final deste mandato, o benefício deve chegar a 30%”, explicou.

O Chefe do Executivo também exaltou o trabalho realizado pela Guarda Civil Municipal. “A GCM tem nos honrado com sua dedicação em garantir mais segurança a todos os moradores. Em apoio às ações das polícias Civil e Militar, a Guarda está contribuindo para reduzir os índices de criminalidade”, afirmou o prefeito.

“Trabalhamos de forma conjunta com a Guarda Civil Municipal. Estamos desenvolvendo importantes ações de modo integrado. Temos o mesmo objetivo de servir e proteger as comunidades de Ribeirão Pires”, declarou a Tenente da 2ª Companhia do 30º Batalhão da Polícia Militar, Graziela Costa.

Secretaria de Segurança de Ribeirão investe em projetos inovadores

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, lançou em abril o projeto Turminha da Guarda, que conta com apoio da Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia. Alunos da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm foram os primeiros a participar da série de palestras que abordará temas diversos sobre segurança pessoal, familiar e da comunidade.

Inicialmente, o projeto atenderá crianças do 5º ao 7º ano, com idade entre 10 e 13 anos. Até o final deste ano, a previsão é que cerca de 1.200 alunos da rede municipal nesta faixa etária participem das palestras. No primeiro encontro com os estudantes, membros da Guarda Civil Municipal apresentaram o trabalho da corporação na cidade e cuidados com a segurança dentro de casa, para prevenir acidentes domésticos.

A Guarda Civil Municipal da Estância também está ampliando os canais de comunicação com os moradores. Desde março, a Secretaria de Segurança Pública da cidade implantou o serviço de emergência “Disque 153”. A GCM pode ser acionada por meio de ligações telefônicas diretas a este número para atender chamados para casos como vandalismo, pichações, danos ao patrimônio público, crimes contra o meio ambiente, entre outras infrações.

No final de 2013, a Secretaria de Segurança Pública de Ribeirão Pires ganhou importante reforço para proteger moradores e o patrimônio público. Em novembro, a Guarda Civil Municipal iniciou a formação do Canil da corporação. Foram doados à GCM da cidade dois cães, uma filhote de pastor alemão, de quatro meses de idade, e uma filhote de pastor belga de Malinois, de dois meses.

Os cães estão sendo adestrados e auxiliam membros da GCM dos trabalhos com apreensão de drogas e patrulhamento, além de serem parte dos projetos sociais e educacionais da Guarda de Ribeirão neste ano.