Teodoro & Sampaio, Sérgio Reis e Almir Sater são destaques da 78ª Festa de Nossa Senhora do Pilar

Criado em 29/04/2014

Cidade comemora três séculos da construção de seu patrimônio histórico e cultural durante tradicional festa promovida pela Prefeitura
Em comemoração aos 300 anos da construção da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, patrimônio histórico e cultural da Estância Turística de Ribeirão Pires, a Prefeitura preparou programação especial para 78ª edição da Festa, que acontecerá entre os dias 01 e 04 de maio na própria Capela (Avenida Santa Clara, s/n). Entre as atrações, a dupla Teodoro & Sampaio e os cantores Sérgio Reis e Almir Sater.
Para abrir o evento, no feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio (quinta-feira), será celebrada missa na Capela tricentenária, às 10h. No mesmo dia, às 14h, será realizada cavalgada e Romaria, com saúde do Complexo Ayrton Senna. Às 16h, o Padre Juarez de Castro e Padre José Silva celebram missa campal nas imediações da Igreja do Pilar. A Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá é atração neste dia, às 19h30.
Na sexta-feira, além da programação de musical de raiz, o cantor Sérgio Reis será atração da festa, às 21h. No sábado e no domingo, artistas da região, como o Grupo Orbe, são destaque no evento, bem como apresentações musicais de Teodoro & Sampaio, às 21h do dia 03. O cantor Almir Sater fecha a programação musica do evento no dia 04, com apresentação às 21h. Nos quatro dias, o Fundo Social de Solidariedade receberá doações de alimentos no local.
“Mais do que uma celebração, a Festa do Pilar é uma tradição para visitantes e moradores, em um dos locais mais importantes da história de Ribeirão Pires, a Igreja do Pilar. Cada vez mais esse resgate cultural ribeirãopirense recebe investimento para criar oportunidade de lazer e entretenimento a todos que prestigiam a festa”, declarou o prefeito Saulo Benevides.
300 anos de história
Pesquisas indicam que a igreja, em taipas de pilão, com 40 cm de espessura, foi erguida em 1.714 pelo Capitão Mor Antônio Corrêa de Lemos, e abençoada pelo Frei Pacífico, no dia 25 de março daquele ano.
Apesar de existirem várias vertentes explicando a construção da Capela, localizada na Avenida Santa Clara, em Ribeirão Pires, não existe qualquer dúvida sobre a importância enquanto marco para toda a região, uma vez que ao seu redor surgiram os primeiros núcleos habitados da cidade, segundos relatos históricos.
A construção da capela deu origem a um pequeno povoado às margens do rio Guapituba e próximo a sua nascente, que alguns denominavam de Geribatiba. Registros apontam que a construção da igreja ocorreu, inicialmente, entre 1.549 e 1.550, sofrendo posteriormente várias reformas e modificações.

Confira a programação completa da 78ª Festa de Nossa Senhora do Pilar
01 de maio (quinta-feira)
10h – Missa Padre José Silva (Capela)
14h – Cavalgada e Romaria (saída do Complexo Ayrton Senna)