Ribeirão Pires lança projeto educacional Turminha da Guarda

Criado em 23/04/2014

Mais de mil estudantes da rede municipal deverão participar de palestras sobre segurança até o final deste ano

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Pública, lançou nessa semana o projeto Turminha da Guarda, que conta com apoio da Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia. Alunos da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm foram os primeiros a participar da série de palestras que abordará temas diversos sobre segurança pessoal, familiar e da comunidade.

Inicialmente, o projeto atenderá crianças do 5º ao 7º ano, com idade entre 10 e 13 anos. Até o final deste ano, a previsão é que cerca de 1.200 alunos da rede municipal nesta faixa etária participem das palestras. No primeiro encontro com os estudantes, nessa terça-feira, dia 22, membros da Guarda Civil Municipal apresentaram o trabalho da corporação na cidade e cuidados com a segurança dentro de casa, para prevenir acidentes domésticos.

“Convidamos todos os alunos a serem fiscais da Turminha da Guarda. As próprias crianças podem contribuir, e muito, para reduzir índices de acidentes domésticos, e outras ocorrências”, explicou Sidnei Pereira Bezerra, membro da GCM de Ribeirão Pires e um dos integrantes do projeto.

Gabriela Lucas dos Santos, de 10 anos, esteve atenta às dicas da Turminha da Guarda. “Achei muito legal a palestra. Aprendi a tomar cuidado com a eletricidade e estar sempre acompanhada de um adulto se for nadar”, contou a estudante.

“A Turminha da Guarda é uma das ações inovadoras da Secretaria de Segurança Pública, bem como a formação do Canil Municipal e a disponibilização de telefone de atendimento direto com a Guarda, o Disque 153. Os profissionais da GCM trabalham diariamente no apoio às polícias Civil e Militar, para reduzir índices de criminalidade, mas também em projetos que estimulam a cidadania e a valorização da própria cidade”, ressaltou o prefeito da Estância Turística, Saulo Benevides.

Outros assuntos como bullying, malefícios do abuso de substâncias químicas e prejuízos causados por atos de vandalismo serão abordados pela Turminha na Guarda nas escolas.

“Nossa ideia é ampliar este projeto da GCM. Os integrantes do grupo estão participando de treinamentos, inclusive junto à Guarda de Santo André. A intenção é atender também alunos mais jovens, com linguagem e abordagem adequadas ao público infantil”, declarou a secretária de Segurança Pública da cidade, Aurélia Cristina Coelho Ataíde.

Para a secretária de Educação, Inclusão e Tecnologia e vice-prefeita da cidade, Leonice Moura, o projeto complementa o planejamento pedagógico da rede. “Ações como essa ampliam a consciência das crianças sobre importantes assuntos, como a segurança. Os alunos são agentes multiplicadores. Além de aprenderem com muita facilidade, levam o conhecimento aos familiares e à comunidade”, afirmou.