Cidade reforça ações de combate à dengue

Criado em 16/04/2014

Prefeitura redobra cuidados para prevenir a doença e conta com apoio da população para manter o índice zero de casos contraídos no município

Com o aumento dos índices de chuva no início deste mês, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, está chamando a atenção da população sobre a importância de prevenir a dengue. Os cuidados necessários para impedir a proliferação do mosquito transmissor da doença devem ser reforçados neste período. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade está programando novas ações para este semestre, como mutirão de esclarecimentos e orientações aos moradores.

“As ações de combate e prevenção à dengue são permanentes em Ribeirão Pires. Realizamos atividades para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Contamos com a colaboração dos moradores para evitar o acumulo de água em recipientes e também fazendo denúncias sobre possíveis focos do mosquito transmissor, para que nossos agentes possam verificar as informações”, explicou o secretário de Saúde e Higiene da Estância, Koiti Takaki.

Durante todo o ano, as equipes de agentes do CCZ montam e fiscalizam armadilhas espalhadas pelo município para verificar se há a presença de larvas do mosquito em alguma região da cidade. Este tipo de fiscalização também é feita nos chamados Pontos Estratégicos, que são ferros-velhos e cemitério, entre outros, onde há acumulo de água em recipientes como pneus e vasos, condição e locais com grande potencial para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Os agentes atendem demandas onde há suspeita de focos do mosquito. Através do telefone 4824-3748, os moradores podem solicitar que os profissionais verifiquem residências e áreas onde possa haver focos do Aedes aegypti. Se constatado algum foco do mosquito, uma equipe de agentes realiza trabalho de orientação aos moradores da região onde foram encontradas larvas.