Município apresenta ações de prevenção às DSTs em congresso estadual de saúde

Criado em 15/04/2014

A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, por meio do Programa Municipal DST/Aids/Hepatites Virais, segue com as ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. No início deste mês a cidade participou da XI Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, no XXVIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Os profissionais da Prefeitura apresentaram quatro trabalhos da prática diária no atendimento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município.

A divulgação dos trabalhos realizados pelo CTA também está sendo feita no município por meio de parcerias com diversas secretarias e entidades. Na última sexta-feira, dia 11, por exemplo, a Secretaria de Saúde e Higiene participou de reunião do Rotary para apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas. Na programação de atividades estão abordagens nas escolas Farid Eid e Leiko Akaishi, além da distribuição de panfletos informativos e preservativos durante as apresentações do agente de saúde e cantor Luiz Grande. A próxima apresentação está agendada para o dia 27 deste mês.

Serviços permanentes na rede municipal de saúde:

Prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis são prioridades na área de saúde pública em Ribeirão Pires. O serviço é oferecido gratuitamente durante todo o ano pela Prefeitura no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado à av. Francisco Monteiro, 205, na região central da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As unidades de saúde da Atenção Básica e o CTA disponibilizam gratuitamente preservativos. Nos locais, os munícipes recebem ainda informações sobre prevenção. Além de prestar orientação em todas as unidades de saúde e no Centro, os munícipes podem recorrer ao Disque DST/AIDS, pelo telefone 0800-77-31661. O serviço, também do Programa Municipal DST/AIDS, esclarece dúvidas e passa informações sobre prevenção, locais para exame e tratamento.

O CTA disponibiliza exames para HIV, Sífilis e Hepatites C e B, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Permanentemente, a Secretaria de Saúde e Higiene mantém ações educativas e de conscientização sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. A distribuição de preservativos gratuitamente em pontos de grande concentração de jovens, como espaços de shows e comércios na região central da cidade, faz parte do trabalho desenvolvido.