Projeto Cultura Ambiental nas Escolas capacita professores da rede municipal de ensino

Criado em 10/04/2014

Parceria com a empresa Tetra Pak® aborda conceitos de Meio Ambiente, Cidadania e Educação

Gerenciamento do lixo urbano, coleta seletiva, reciclagem e ciclo de vida dos materiais (metal, plástico, vidro, papel e embalagens cartonadas) foram alguns dos temas abordados na segunda etapa da capacitação de professores da rede municipal de ensino da cidade, realizada pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires em parceria com a empresa Tetra Pak®. A oficina pedagógica do Projeto Cultura Ambiental nas Escolas foi realizada, nesta quinta-feira (10), na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm II, no Jardim Itacolomy.

“Temos a convicção de que trabalhando juntos, trocando informações, compartilhando decisões e colaborando para o aprendizado das crianças, todos podem contribuir para o processo educacional e ajudar a garantir uma educação de qualidade para todos os nossos estudantes”, completou a vice-prefeita e secretária de Educação, Inclusão e Tecnologia, Leonice Moura.

O projeto conta com a entrega de um kit às escolas, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Educação da Unicamp, que procura abordar o assunto meio ambiente como um tema transversal. O kit é composto pela cartilha “A Embalagem e o Ambiente” para alunos, pelo caderno do professor, “Meio Ambiente, Cidadania e Educação” e outros informativos das oficinas pedagógicas.

“Os temas trabalhados nas oficinas pedagógicas da Tetra Pak podem ser aproveitado não somente nas escolas como instituição, mas também servem para todos como população. Além de trabalhar os conceitos de reciclagem, por exemplo, com os professores, o mais importante é tornar os alunos disseminadores de conteúdo”, comentou Cristina Fabiane Gonçalves, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professora Lavínia de Figueiredo Arnoni, localizada na Vila Mortari.