Ribeirão Pires entra para a Rota do Cambuci

Criado em 10/04/2014

VI Rota Gastronômica, que acontece em 2014, conta com a participação da Estância em 10 festivais e programação especial na cidade nos dias 20 e 21 de setembro

A Estância Turística de Ribeirão Pires passou a fazer parte da Rota Gastronômica do Cambuci, que em 2014 chega a sexta edição. Após avaliação de representantes de todos os municípios que fazem parte do circuito, por escolha unânime, a cidade foi inclusa.

Nos dias 5 e 6 de abril, Ribeirão Pires participou da abertura do evento, em Mogi das Cruzes, no quarto festival da cidade. Com estande especial da Estância, iguarias próprias de Ribeirão Pires foram apresentadas, como quindim e pão de mel. Trufas preparadas pelas chocolateiras da cidade também ganharam destaque.

“Achamos importante incluir as chocolateiras neste projeto, afinal elas também fazem parte da identificação local de nossa cidade. Assim como a Princesa do Chocolate, que também participa da divulgação de Ribeirão Pires no estande montado nos festivais da Rota”, afirmou o secretário adjunto de Turismo, Marcelo Liochi.

A inserção da Estância Turística a VI Rota do Cambuci foi possível graças à comprovação de cultivo da fruta na cidade. O produtor Adão Gimenes, que participou da primeira turma do Programa de Turismo Rural de Ribeirão Pires – curso promovido pela Prefeitura em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) – está ligado ao projeto, uma vez que sua propriedade é a principal produtora na cidade. “O curso nos propiciou o contato com outras pessoas e isso acrescenta ao trabalho de todos e ao município, que ganha profissionais melhor capacitados e integrados para o trabalho de turismo rural”, opinou Gimenes.

A próxima participação de Ribeirão Pires acontecerá no 11º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de abril, com estande montado especialmente para divulgação das receitas criadas na cidade usando como matéria prima o Cambuci. O circuito completo acontece até outubro em 11 cidades, entre elas Ribeirão Pires, no primeiro Festival do Cambuci da cidade, programado para os dias 20 e 21 de setembro.