Curso para jovens aprendizes forma mais 60 alunos em Ribeirão Pires

Criado em 01/04/2014

Por meio de parceria com a Prefeitura de Ribeirão Pires, o Camp SBC ministrou aulas para moradores da Estância no Centro de Formação Paulo Freire, no bairro Santa Luzia

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires e o Centro de Formação e Integração Social de São Bernardo do Campo (Camp SBC) formaram mais 60 jovens aprendizes. O evento de formatura aconteceu nesta terça-feira (01), reunindo alunos, pais e autoridades no Teatro Municipal Euclides Menato. As duas novas turmas totalizaram 60 formandos, agora preparados para o mercado de trabalho.

Participaram do evento autoridades como a primeira dama de Ribeirão Pires, Michelle Benevides; a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sônia Garcia; o Presidente do Camp SBC, Silvio Marola; a Diretora do Centro de Formação Professor Paulo Freire, Marli Pereira; os vereadores Anderson Benevides e Gabriel Roncon; e o assessor e representante do Prefeito Saulo Benevides, Nelson Gomes de Melo.

Durante o evento, o Presidente Silvio Marola falou sobre a importância do trabalho realizado em Ribeirão Pires para os alunos e também para as famílias presentes. “Precisamos parabenizar os pais e parentes que fazem parte desse trabalho, ajudando a trilhar o caminho dos jovens que é o caminho do bem”, afirmou.

Como forma de agradecer o apoio oferecido, a oradora e formanda Milena Vera Custódio, em nome de todos os alunos da turma, homenageou os profissionais responsáveis pela formação. “Valeram a pena todos os dias de angústia e cansaço. Hoje estamos preparados para buscar nossos objetivos. Que venham os próximos desafios”, declarou Milena.

O Camp SBC atende jovens em vulnerabilidade social e promove a cidadania através de Programas de Assistência Social, como o Curso de Formação Básica para o Trabalho (FBT). Após a finalização do curso, que tem duração de um bimestre, o adolescente pode continuar o atendimento através do Programa de Aprendizagem (PA), que é realizado por meio das empresas parceiras. Moradores de Ribeirão Pires que já faziam parte dos cursos do Camp SBC, até então ministrados em São Bernardo do Campo, passaram, desde setembro de 2013, a ter oportunidade de assistir as aulas práticas no Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire, no bairro Santa Luzia.

Além de encurtar a distância entre a residência dos aprendizes e o Camp SBC, a parceria vem de encontro às ações de formação cidadã e profissional dos jovens moradores da cidade. “O início da carreira profissional de um jovem precisa ter o apoio e a base sólida, indispensável para ampliar a visão sobre as habilidades que se possui. Contribuímos para a formação quando percebemos que oferecemos a chance deles escolherem os rumos que irão seguir profissionalmente, com respeito e responsabilidade”, disse a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sônia Garcia.

Jovem Aprendiz – A Lei nº 10.097/00 torna obrigatório que empresas de grande e médio porte contratem jovens aprendizes. Entre 5% e 15% da mão de obra deve ser ocupada por pessoas com idade entre 14 e 24 anos.

Para participar do projeto, os interessados devem estar regularmente matriculados na escola, serem registrados pela CLT e alternar o trabalho com a formação profissional – através de cursos de preparação na área em que irá atuar.

O Jovem Aprendiz é um projeto de âmbito nacional, mas muitas empresas têm dificuldade na contratação, por não ter estrutura para promover cursos de qualificação profissional. Por esse motivo, a Prefeitura firmou parceria com o Camp SBC, que oferece treinamento aos jovens da cidade.

“Além de contribuir para a regularização de muitas empresas, estamos ampliando as oportunidades desses jovens ingressarem no mercado de trabalho e aprenderem uma profissão”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Silotti.