Serviço de emergência “Disque 153” reforça ações da GCM

Criado em 27/03/2014

Pela linha direta de comunicação com a população, Secretaria de Segurança Pública da cidade atende chamados sobre vandalismo, danos ao patrimônio público, entre outras infrações

A Guarda Civil Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires está ampliando os canais de comunicação com os moradores. Desde a última semana, a Secretaria de Segurança Pública da cidade implantou o serviço de emergência “Disque 153”. A GCM pode ser acionada por meio de ligações telefônicas diretas a este número para atender chamados para casos como vandalismo, pichações, danos ao patrimônio público, crimes contra o meio ambiente, entre outras infrações.

“Este será um importante reforço para os membros da GCM, que trabalham 24 horas por dia para coibir ações criminosas e prejuízos à população. Apoiamos as ações das Polícias Civil e Militar e contamos com a colaboração dos moradores, por meio de denúncias, para garantir mais segurança a todos”, explicou a secretária de Segurança Pública do município, Aurélia Cristina Coelho Ataíde.

De acordo com o prefeito da Estância, Saulo Benevides, o novo serviço faz parte de conjunto de ações da Prefeitura na área de segurança pública. “No último ano, iniciamos melhorias que estão sendo ampliadas gradativamente. Por meio das equipes da Segurança Pública, a Guarda ganhou canil para apoiar ações táticas, iniciou processo para a implantação de sistema de videomonitoramento, entre outros”, destacou.

Em 2013, a Secretaria de Segurança Pública também implantou a Operação Integrada, com o objetivo de promover parceria entre a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil, além do Conselho Tutelar e a Fiscalização da Prefeitura. A operação consiste em ações em bares e áreas de lazer do Centro e bairros do município. As forças de segurança integradas realizam batidas, verificam documentação de pessoas, veículos e estabelecimentos comerciais com foco na venda de bebida alcoólicas a menores.

Ribeirão Pires pleiteia liberação de recurso para novas viaturas para GCM

A Prefeitura de Ribeirão Pires está trabalhando para garantir recurso para promover investimentos na Guarda Civil Municipal. No início do mês, a secretária de Segurança Pública da cidade, Aurélia Cristina Coelho Ataíde, e a secretária adjunta da pasta, Regina Maria Bertoldo, foram recebidas pela secretária Nacional de Segurança, Regina Miki, em Brasília.

Durante audiência foram apresentados documentos solicitando a agilidade da liberação de R$ 184 mil, com contrapartida municipal, para a compra de quatro viaturas a serem utilizadas pela GCM, bem como para a realização de cursos de qualificação de membros da Guarda.

Treinamento – A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires participou neste mês de treinamento com a ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) da Polícia Militar. Participaram do evento 22 membros da Guarda para preparação em ações como controle de distúrbios civis, abordagem, entre outras.

Outros treinamentos como este, realizados em parceria pela Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo, estão previstos ainda para este semestre.