Ribeirão Pires troca experiências durante Encontro Nacional dos Municípios

Criado em 21/03/2014

Secretaria de Saúde e Higiene participou de evento e debateu assuntos como programa Mais Médicos e sistema de convênios com a União

Nos últimos dias 18 e 19, a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires participou do Encontro Nacional de Municípios – Desafios e possibilidades para 2014, em Brasília. Durante o evento, realizado pela Associação Brasileira de Municípios, gestores discutiram a agenda das cidades brasileiras para 2014 e o pacto federativo.

No Encontro, questões de diferentes setores foram abordadas, como desburocratização de convênios, Planos Municipais de Cultura, Planos Nacional e Municipais de Educação, Plano Brasil sem Miséria, entre outros. Na área da saúde, foram apresentados os resultados do programa Mais Médicos e as novas demandas dos municípios.

“A participação de gestores de saúde em eventos como esse é fundamental para fortalecer as ações que desenvolvemos. O trabalho que realizamos é intersetorial, por isso é importante que nossa equipe tenha o conhecimento dos projetos e programas sociais, de meio ambiente, financeiros, entre outros”, explicou o secretário de Saúde e Higiene da cidade, Koiti Takaki.

“Durante o Encontro, por exemplo, foram apresentadas informações sobre o Sincov, sistema de convênios com o Governo Federal. Apresentamos propostas por meio dele, como o de construção dos Centros de Apoio Psicossociais da cidade e Centro de Especialidades Médicas. Por isso também é importante que nossas equipes estejam atualizadas sobre o assunto”, completou Takaki.

O programa Mais Médicos também fez parte dos temas discutidos no evento. Ribeirão Pires aderiu no último ano e já conta com sete profissionais. O município já cadastrou pedido para receber outros 13 profissionais para a rede básica de saúde, com enfoque na Estratégia da Saúde da Família.