Saulo confirma R$ 80 milhões em obras

Criado em 21/03/2014

Até o final do ano começam as obras de 7,2 km de corredores exclusivos de ônibus, do viaduto e um novo terminal de conexão

O prefeito da Estância Turística de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, anunciou que a União liberou R$ 80 milhões para obras de mobilidade urbana. O recurso será utilizado na implantação de corredores de ônibus, do viaduto interligando os dois lados da cidade e um mini terminal de passageiros. “Vale lembrar que além destes R$ 80 milhões, já temos garantido via Consórcio do ABC, outra verba de R$ 41 milhões, totalizando R$ 121 milhões”, disse Saulo.

Dos R$ 80 milhões liberados, a maior parte será utilizada na implantação de viaduto de transposição da via férrea. Visando a economia de 1.400 metros por viagem ou 481,6 km/dia, além da redução do tempo de deslocamento de 30 minutos para acesso a área central da Estância, à Rede Ferroviária e ao Terminal Rodoviário, a construção do viaduto de ligação do Centro com o Centro Alto contará com a adequação do sistema viário e sinalização vertical e horizontal. O valor estimado da obra é de R$ 56,8 milhões. “Muitos carros e ônibus deixarão de circular pelo centro o que irá desafogar o trânsito” explico o prefeito.

Na Avenida Francisco Monteiro e vias centrais serão investidos R$ 20 milhões na implantação de Corredor Exclusivo de Transporte Coletivo. A obra prevê a criação de 7,2 km de corredores exclusivos e reforço e recapeamento asfáltico das vias. Faz parte do projeto a sinalização vertical e horizontal, reforma e construção de abrigos e paradas de ônibus e implantação de sistema de monitoramento por câmeras.

Por fim, Saulo conseguiu recursos na ordem de R$ 2 milhões para implantação de uma Estação de Conexão – Terminal. “Considerando que Ribeirão Pires possui bairros distantes, Ouro Fino Paulista e Quarta Divisão, com densidades demográficas significativas e que utilizam o transporte coletivo para acesso à rede ferroviária e a área central da cidade, a implantação da Estação de Conexão junto a Rua Professor Antonio Nunes, no bairro Santa Luzia, possibilitará a criação de um sistema de integração das linhas municipais e sistema de monitoramento e segurança”, explicou o prefeito.

No ano passado Ribeirão Pires já havia sido beneficiada com a liberação de R$ 41 milhões, também para obras de mobilidade urbana. Serão intervenções nas avenidas Humberto de Campos e Santo André, que fazem a ligação da cidade a Mauá e Rio Grande da Serra.

Transporte público na Estância - Por dia, mais de 40 mil pessoas passam pelo Terminal Rodoviário de Ribeirão Pires, localizado ao lado da estação de trem. O sistema ferroviário é um importante meio de transporte utilizado pelos moradores. Diariamente, cerca de 34 mil pessoas embarcam e desembarcam na estação de trem da CPTM.