Ribeirão Pires recebe etapa municipal de Conferência de Proteção e Defesa Civil

Criado em 13/03/2014

Com o tema Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Naciona?, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou, na noite desta quarta-feira (26), no Teatro Municipal Euclides Menato, a etapa municipal da I Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Grande ABC, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Entre os eixos abordados estão: gestão integrada de riscos e respostas a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil; mobilização e promoção de cultura de proteção na busca do conceito de cidade resiliente; e gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil.

Sem função deliberativa, a conferência municipal contou com palestras do Capitão Eduardo Drigo da Silva, coordenador regional da Defesa Civil, e do Major PM Fábio de Jesus Leite, coordenador operacional do 41º Batalhão, de Santo André, ambos com vasta experiência na Corporação dos Bombeiros. Contando com a participação popular e das lideranças dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), foram apontadas indicações de delegados que deverão ser eleitos na etapa intermunicipal. Ribeirão Pires pode eleger quatro delegados, sendo dois representantes da sociedade civil, um do poder público e um da comunidade científica.

A etapa intermunicipal será realizada nos dias 14 de março (das 19h às 22h) e 15 de março (das 8h às 17h) no Teatro Municipal de Mauá, localizado na Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia. As demandas apuradas entre as sete cidades serão encaminhadas para a etapa Estadual, que acontecerá nos dias 12 e 13 de abril, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, em São Paulo. Já a etapa Nacional está programada para acontecer entre os dias 27 e 30 de maio, em Brasília. Mais informações podem ser obtidas no portal da Casa Militar - www.defesacivil.sp.gov.br - que aborda os eventos municipal, estadual e nacional. (27-02-2014)