Alunos de Ribeirão Pires participam de formatura do Pronatec

Criado em 13/03/2014

Cerimônia aconteceu no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff

Convidados pela organização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 40 alunos do Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire participaram, nesta quinta-feira (27), da cerimônia de formatura do programa. O evento, que aconteceu no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, reuniu mais de 3.800 jovens que participam do programa em São Paulo.

A presidenta Dilma Roussef, presente na formatura, falou sobre a participação do poder público na criação de oportunidades para geração de renda. ?"O Pronatec permite que as pessoas possam participar sem haver nenhuma restrição por conta da renda", explicou a presidenta.

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, oferece aulas do curso de inglês em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) referente ao Pronatec.

Além do curso de inglês básico, que reúne 20 munícipes, outros dois cursos também fazem parte do Pronatec e da parceria entre Prefeitura, SEST e SENAT, já com matrículas realizadas e previsão de início em abril. Com 160 horas de carga horária, as aulas para operador de mini carregadeira formarão 25 alunos. O curso de arrumador e conferente de cargas também formará mais 25 profissionais.

"As oportunidades de trabalho oferecidas pelas empresas carecem de jovens e adultos qualificados profissionalmente. As parcerias firmadas possibilitam a inserção de cursos que promovam a capacitação de acordo com o mercado de trabalho em Ribeirão Pires e região, aumentando as chances de quem está em busca de um emprego", explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade, Sonia Garcia.

Abordando conceitos teóricos e práticos, 84 horas dos cursos são destinadas para habilidades básicas (inserção no mercado de trabalho, elaboração de currículo, como se comportar durante entrevistas, entre outros) e o restante da carga horária - 76 horas - são voltadas ao conteúdo prático. Os alunos recebem vale transporte (ida e volta), alimentação (kit diário composto por lanche, suco/achocolatado e fruta/cereal) e material didático. (27-02-2014)