Ribeirão Pires promove Campanha de Prevenção a Tuberculose

Criado em 20/02/2014

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires inicia, na próxima segunda-feira (24), a Campanha de Prevenção à Tuberculose. Intitulada ?Tosse por mais de duas semanas pode ser Tuberculose?, a campanha tem como objetivo alertar sobre sintomas da doença, os cuidados que devem ser tomados, além de reforçar divulgação dos serviços disponíveis na rede, inclusive o exame gratuito para diagnóstico. A ação será realizada até 14 de março.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene, neste ano já foram diagnosticados três casos da doença, No ano passado foram 18. "Existem vários tipos de Tuberculose, mas a forma mais comum é a pulmonar. Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima e, se e necessário, coletar o exame do escarro", orientou a gerente de Infectologia da Secretaria de Saúde da cidade, Nanci Garrido Butin. O serviço também está disponível gratuitamente no Serviço de Assistência Especializada (SAE), situado à Avenida Francisco Monteiro, 205 - Centro.

Os principais sintomas da doença são tosse, com ou sem catarro, febre alta no final do dia, suores noturnos, perda de peso, cansaço e dor no peito. Pessoas com tosse persistente por mais de duas semanas devem ficar atentas. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, de forma direta. Ao espirrar ou tossir, o doente expele os bacilos nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, que será contaminada.

A prevenção com a vacina BCG, obrigatória para menores de 01 ano, só protege crianças e adultos jovens contra as formas mais graves da doença. Portanto, alguns cuidados são fundamentais. A luz do sol e a ventilação de ambientes ajudam a diminuir o risco da transmissão. A vacina BCG está disponível gratuitamente na rede municipal de saúde para menores de 01 ano.

Ações permanentes - Serviço de Atenção Especializada

Prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), AIDS, hepatites virais, tuberculose e hanseníase são prioridades na área de saúde pública em Ribeirão Pires. O serviço é oferecido gratuitamente durante todo o ano pela Prefeitura no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado à av. Francisco Monteiro, 205, na região central da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O SAE abriga o Centro de Atendimento e Aconselhamento, que disponibiliza exames para HIV (AIDS), hepatites B e C, e sífilis.

As unidades de saúde da Atenção Básica e o SAE disponibilizam gratuitamente preservativos. Nos locais, os munícipes recebem ainda informações sobre prevenção. Além de prestar orientação em todas as unidades de saúde e no SAE, os munícipes podem recorrer ao Disque DST/AIDS, pelo telefone 0800-77-31661. O serviço, também do Programa Municipal DST/AIDS, esclarece dúvidas e passa informações sobre prevenção, locais para exame e tratamento.

Permanentemente, a Secretaria de Saúde e Higiene mantém ações educativas e de conscientização sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. A distribuição de preservativos gratuitamente em pontos de grande concentração de jovens, como espaços de shows e comércios na região central da cidade, faz parte do trabalho desenvolvido. (20-02-2014)