Ribeirão Pires retoma atividades do Núcleo de Educação Ambiental

Criado em 20/02/2014

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio das Secretarias de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico (Sephama), Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia (SEIT) e Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (Sectur), retomaram, na manhã desta segunda-feira (17), os trabalhos do Núcleo de Educação Ambiental de Ribeirão Pires (NEARP).

"Nosso foco é trabalhar os conceitos de preservação ambiental com os alunos da rede municipal que são verdadeiros agentes multiplicadores de conteúdo em suas casas. Além disso, criaremos uma agenda de atividades voltadas a temas como, por exemplo, reciclagem, e esperamos contar com a participação da sociedade civil", disse a secretária de Educação, Inclusão e Tecnologia, Leonice Moura.

Com o retorno do NEARP, o serviço de coleta seletiva nas escolas também deve ser retomado. Aquelas que tiverem interesse em desenvolver a coleta seletiva podem solicitar ao Núcleo o recolhimento do material. Além disso, é possível também aderir ao projeto de reciclagem de papel, que trabalha a conscientização dos pais dos alunos.

O NEARP consiste em apontar caminhos para solucionar ou minimizar problemas ambientais nas escolas e comunidades, fornecer material pedagógico para trabalhos em sala de aula, organizar palestras, oficinas entre outros. Serão acompanhados e desenvolvidos projetos, programas e ações como: horta, jardim, redução de consumo de água e energia, compostagem e outras deliberações do núcleo.

Existe, atualmente, na Biblioteca Municipal Olavo Bilac, um espaço chamado de Sala Verde cujo acervo é formado exclusivamente de material voltado à Educação Ambiental. "Por meio do NEARP, as escolas municipais da Estância devem receber uma listagem com os títulos disponíveis para que os conteúdos disponíveis possam ser trabalhados em sala de aula e que a leitura destes títulos seja estimulada", explicou o secretário adjunto de Educação, Inclusão e Tecnologia, Loris Lessa.