Curso de Turismo Rural em Ribeirão Pires abre inscrições

Criado em 11/02/2014

Empreendedores rurais que tenham interesse em participar do programa oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural têm até dia 10 de março para realizar inscrição

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou nesta quarta-feira (12) o encontro de sensibilização para empreendedores e proprietários rurais do município que têm interesse em participar do programa oferecido pelo SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Em pauta, as inscrições abertas para a especialização em turismo rural voltado para capacitação dos empresários do município.

Podem participar do programa todos os comércios com características rurais, como clubes, pesqueiros, haras, entre outros. O curso é voltado para proprietários rurais ou parceiros, apenas com a exigência de 18 anos completos e serem alfabetizados. Os interessados devem procurar o setor de Turismo de Ribeirão Pires, na Av. Prefeito Valdírio Prisco (antiga Av. Brasil), 193 - Jardim Itacolomy, ou pelo telefone 4823-7444.

O curso conta com 10 módulos, com média de três dias para completar cada um, e prazo estipulado para acontecer até dezembro. O total é de 240 horas, incluindo aulas práticas. "Os alunos aprendem a olhar para a propriedade rural como um atrativo turístico, além de ganhar conhecimento sobre meios de hospedagem, conceitos de recursos humanos, meios de alimentação e todo o resto do conteúdo trabalhado durante o ano", explicou a orientadora do SENAR, Cirlene Brandão, que acompanhou o grupo em 2013 e voltará para nova turma em 2014. "Acredito no potencial de Ribeirão Pires para captação de turismo rural, graças às características da cidade e à força de vontade dos profissionais da área", completou.

Em 2013, o curso deu base para que fosse realizado o 1º Festival Gastronômico de Ouro Fino Paulista. Com cardápio variado e estandes de artesanato, voltado para a história da Estância, o evento, produzido pelos 17 alunos do curso do SENAR, trouxe a oportunidade de avaliar os conhecimentos obtidos pela turma durante o ano em relação à recepção turística. O Festival foi etapa prática e teve como objetivo propor um resgate gastronômico do município.

Adão Gimenes, dono da propriedade onde o Festival aconteceu e um dos profissionais que participaram, destacou a importância do curso para seguir no segmento do turismo em Ribeirão Pires. "Tinha muitas ideias sobre o trabalho com a minha propriedade, mas estava sem direcionamento. Agora, depois das aulas que participei, conheço mais sobre o assunto e já estou me preparando para começar a atuar com recepção e eventos para turistas", afirmou. "Além disso, o curso nos propiciou o contato com outras pessoas e isso acrescenta ao trabalho de todos e ao município, que ganha profissionais melhor capacitados e integrados para o turismo rural", completou.

Associação de Produtores Rurais de Ribeirão Pires

Com a capacitação proporcionada pela Prefeitura, em parceria com o SENAR, os produtores se uniram para organizar a primeira Associação de Produtores Rurais de Ribeirão Pires.

A proposta, segundo o presidente da associação, Valdemir Lopes de Oliveira, é facilitar os trâmites legais para o trabalho rural e obter benefícios aos profissionais do meio. "Graças ao curso, somos capazes de nos organizar e identificar com mais clareza onde cada empreendedor pode atuar para, dessa forma, fomentar o turismo rural em nossa cidade, o que trará benefício para todos os moradores, comerciantes e empresários de Ribeirão Pires", afirmou Valdemir.

A sede da Associação de Produtores Rurais fica localizada na Estrada da Adutora, 2.028, Ouro Fino. Para mais informações sobre como se associar e qual a atuação dos profissionais quanto aos empreendimentos rurais da cidade podem ser obtidas pelo telefone de contato provisório (11) 9 6846-1740.

(11-02-2014)