Ribeirão Pires terá ultrassonografia para detectar precocemente doenças em gestantes

Criado em 11/02/2014

Ultrassom morfológico, tipo de exame mais moderno em relação aos comuns, estará disponível a partir de fevereiro na rede

A Prefeitura de Ribeirão Pires está ampliando a oferta de exames na rede municipal de saúde. Desde o início deste ano, gestantes atendidas no Hospital e Maternidade São Lucas terão à disposição a ultrassonografia morfológica, tipo de exame inovador que permite detectar precocemente doenças e iniciar cedo tratamento, evitando complicações mais sérias. Os demais tipos de exames já oferecidos também serão mantidos.

"A ultrassonografia morfológica permite o rastreamento das chamadas cromossomopatias, isto é, embriões que eventualmente tenham riscos de alterações. Com isso, temos condições de orientar, de forma adequada, as gestantes com risco de tais alterações, possibilitando mais precisão no diagnóstico", explicou Dr. Luiz Carlos João, Diretor Clínico do Hospital e Maternidade São Lucas e da Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia e médico ginecologista e obstetra da rede.

Para que a gestante tenha acesso ao exame, o médico obstetra da rede deverá encaminhar as pacientes para o setor de agendamentos. Esse exame poderá se agendado entre 11 e 14 semanas, e 20 e 24 semanas.

"A gestante que precisasse deste tipo de exame antes da implantação aqui na rede municipal era encaminhada ao Hospital das Clínicas, unidade em São Paulo que era referência para Ribeirão. Trouxemos o exame para a cidade, garantindo mais comodidade no acompanhamento da gestação e buscando métodos mais modernos e inovadores para subsidiar o trabalho de nossas equipes", declarou o secretário de Saúde e Higiene da cidade, Koiti Takaki.

Profissionais médicos da rede estão sendo preparados em curso para realizar o exame. "A ultrassonografia morfológica não está na tabela SUS.  É um serviço que a rede municipal de Ribeirão Pires está disponibilizando gratuitamente para as moradoras. Estamos indo além do que preconiza o Ministério da Saúde. Promover melhorias como essa é o nosso compromisso com toda a população", afirmou o prefeito da Estância, Saulo Benevides. (11-02-2014)