Ribeirão Pires investe em qualificação de pequenos produtores rurais da cidade

Criado em 05/02/2014

Inscrições para 2ª edição do Programa de Formação de Turismo Rural do SENAR, em parceria com a Prefeitura, serão realizadas no próximo dia 12

A Estância de Ribeirão Pires segue com as ações para fomentar e fortalecer o potencial turístico da cidade. No próximo dia 12, quarta-feira, às 9h, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), por meio de parceria com a Prefeitura, iniciará a 2ª edição do Programa de Formação de Turismo Rural. A retomada de curso que prepara produtores rurais e seus familiares para um novo tipo de atividade econômica, voltada ao turismo, será realizada no Rancho do Arthur (Rodovia Índio Tibiriçá, 2661 - Ouro Fino).

A primeira etapa do Programa será a sensibilização dos participantes, que acontecerá no encontro da próxima semana. O objetivo dessa sensibilização é despertar o interesse dos pequenos produtores rurais em aplicar os conhecimentos obtidos no curso em suas propriedades. As inscrições para as próximas etapas serão realizadas ao término da sensibilização.

Poderão participar dos cursos do SENAR até 25 pequenos produtores, com idade superior a 18 anos. No total, o Programa terá 240 horas de duração, preparando os participantes em dez módulos distribuídos ao longo deste ano: identificar oportunidades de empreendimentos, identidade e cultura brasileiras, gestão de empreendimentos, atrativos turísticos no meio rural, ponto de venda de produtos, meios de hospedagem, meios de alimentação, atendimento ao cliente e resgate gastronômico. Para encerrar o Programa, será abordada a consolidação dos conhecimentos obtidos, orientando sobre planejamento, marketing e análise de gestão.

Os participantes com frequência superior a 80% nos módulos, sendo pelo menos 50% em cada um deles, e aprovados tecnicamente pelo instrutor, receberão certificado do SENAR.

Também por meio do Programa de Formação de Turismo Rural, o SENAR, em parceria com o Sindicato Rural de São Paulo e a Prefeitura de Ribeirão Pires, promoverá quatro cursos de curta duração. Um deles, de Monitoria em Propriedade Rural, já foi realizado.

Neste mês - dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro - será realizado curso de Turismo Pedagógico em Meio Rural. O período e local de inscrição serão divulgados nos próximos dias. Estão programados para março deste ano curso de Processamento de Frutas, destinado ao incremento das atividades voltadas ao Cambuci, principalmente, e, em abril, curso de Artesanato em Argila e Cerâmica. (05-02-2014)