Centro Obstétrico Municipal de Ribeirão Pires é modernizado

Criado em 03/02/2014

Por meio de investimentos da Secretaria de Saúde e Higiene, Prefeitura adquiriu novas Estações de Trabalho usadas em cesáreas e irá reformar salas de parto

O Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade São Lucas, unidade da rede municipal de saúde de Ribeirão Pires, está sendo modernizado. A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura adquiriu duas novas Estações de Trabalho, aparelhos de anestesia utilizados em cesarianas. O investimento de R$ 75 mil ampliou a capacidade do hospital em realizar este tipo de parto, para atender, principalmente, casos de emergência.

O Hospital e Maternidade São Lucas possui duas salas de parto, uma utilizada para cesáreas e outro para partos normais. Antes da aquisição, apenas a sala de cesariana possuía este tipo de aparelho.

"O equipamento que havia antes era obsoleto. Adequamos as duas salas com modelos mais atuais, podendo agora usá-las simultaneamente para cesáreas, se for necessário", explicou a médica plantonista da equipe de anestesiologia do município, Maria de Lourdes Sousa Lima.

"Estamos mais seguros com os recursos mais avançados dos novos aparelhos. Essa era uma reivindicação de toda a equipe. Nos informaram que os equipamentos seriam comprados e foi uma grata surpresa termos sido contemplados. Temos tido respaldo técnico e operacional por parte da Prefeitura", afirmou a médica.

A rede municipal de saúde de Ribeirão Pires realiza, em média, 40 partos mensalmente. Do total, cerca de 40% são cesáreas. "Precisamos garantir aos nossos profissionais equipamentos para atender, além dos partos programados, eventuais emergências", explicou o secretário de Saúde e Higiene da cidade, Koiti Takaki.

"Além de ampliar a quantidade dos equipamentos nas unidades, estamos investindo em itens mais avançados, com mais recursos. Para isso, ouvimos as demandas de médicos e equipes de enfermagem, que lidam diariamente com os pacientes e sabem o que é necessário para atendê-los, com qualidade", declarou o prefeito da Estância, Saulo Benevides.

Ribeirão Pires receberá R$ 250 mil para reforma do Centro Obstétrico

A Estância Turística de Ribeirão Pires garantiu recursos para a reforma do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade São Lucas. O município foi contemplado, no dia 27 de dezembro do último ano, com a liberação de R$ 250 mil pelo programa Federal Rede Cegonha (Portaria 3.354). Com a verba, a Prefeitura realizará adequação do espaço do Centro, além de pintura, troca de esquadrilhas, entre outras melhorias. (03-02-2014)