Prefeitura reforça incentivo aos cuidados com a saúde


Criado em 18/05/2017

Projeto dissemina informações sobre exames preventivos nas UBSs da cidade

 

A Prefeitura de Ribeirão Pires está intensificando as ações de estímulo aos cuidados com a saúde. A partir deste mês teve início o “Saúde em Dia”, que leva aos bairros da cidade serviços de prevenção e informações, para que os moradores adotem melhores práticas e realizem o acompanhamento de rotina nas Unidades da Atenção Básica. Promovido pela Secretaria de Saúde e Higiene, o projeto teve início nesta quinta-feira, dia 18, na UBS da Quarta Divisão.

“A rede de Atenção Básica de Ribeirão Pires retomou serviços essenciais para a população, como a realização de exames de sangue, de papanicolau, além dos mutirões de ultrassom e raio-x. O ‘Saúde em Dia’ faz parte de um projeto maior que tem por objetivo aproximar os pacientes das UBSs, para que façam exames preventivos de rotina, tenham acesso à informação e aos serviços de diagnóstico, acompanhamento e tratamento que a rede municipal disponibiliza. A prevenção é sempre o melhor caminho para se ter uma boa saúde”, explicou a secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.

Durante o “Saúde em Dia”, são disponibilizados serviços de aferição de pressão arterial, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids), entrega de preservativos, além de avaliação bucal e orientações sobre prevenção ao câncer de pele, promovida pelo Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (CAPC). A equipe da Vigilância à Saúde exibe amostras de animais peçonhentos e esclarecerá dúvidas sobre combate à doenças como a dengue.

A próxima edição do “Saúde em Dia” está programada para o próximo mês na UBS do Jardim Guanabara.