Museu de Ribeirão Pires abre nova exposição na próxima quinta-feira (18)

Criado em 17/05/2017

Acervo reconstrói casa típica de imigrantes, figuras importantes na história da Estância, em exposição gratuita e permanente

O Museu Municipal Família Pires lançará a exposição Casa Ribeirãopirense, a partir do dia 18 de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. O projeto consiste no resgate da memória e na reorganização física do local, com a colaboração de Marlene Spiandorelo, responsável pela curadoria. O Museu Municipal será decorado com ambientes de uma típica casa de imigrantes. Cômodos como cozinha; sala de jantar; escritório; sala de estar; quarto e oficina de trabalho fazem o resgate da memória local a partir da visão do imigrante, personagem principal no desenvolvimento da Estância.

A exposição oferecerá uma experiência contemplativa ao visitante, mas também um ponto de reencontro com a identidade da Estância – uma cidade pacata, suburbana e multicultural, mas que enfrenta hoje os desafios do crescimento demográfico. “A proposta é remontar uma típica casa de imigrante do começo do século XX e destacar objetos que oferecem ao visitante a experiência da memória de uma cidade construída por operários e comerciantes”, explica Marcílio Duarte, diretor de Patrimônio.

Expositores aéreos integrados à coleção Paisagens Históricas de Ribeirão Pires, do artista Paulo Acencio, serão confeccionados. Além disso, o Museu fará o lançamento do catálogo digital do acervo de objetos históricos. Em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, o projeto transmitirá a história dos imigrantes, a origem dos cômodos e objetos domésticos na história da arquitetura civil e suas funções na vida doméstica.

O Museu Municipal Família Pires faz parte do Centro de Exposição e História Ricardo Nardelli, localizado na Rua Miguel Prisco, 286 – Centro (ao lado do Paço Municipal). A visitação é gratuita e o horário de funcionamento é das 8h às 17h, de terça a sexta-feira, e das 10h às 16h, aos sábados, domingos e feriados. Mais informações pelo telefone 4825-9049.