Centro de Documentação Histórica resgata e preserva acervos da Estância


Criado em 11/05/2017

Processo de digitalização de acervo já recuperou cinco mil fotos de famílias tradicionais do município

Com o projeto chamado Cidade Revelada, o Departamento de Patrimônio de Ribeirão Pires, por meio do Centro de Documentação Histórica - CDH realiza a digitalização de coleções fotográficas e documentais de famílias antigas da Estância. Em março, a ex-primeira-dama do município, Norma Prisco, doou fotos da Família Prisco ao CDH. Classificadas como de alto risco, o acervo já passa pelo processo de digitalização.

O CDH já conseguiu digitalizar cerca de 5 mil fotos e recuperou o acervo das famílias Maciotta e Redivo, que após o procedimentos foram devolvidos às famílias com tratamento arquivístico. O Centro de Documentação Histórica também recebeu o acervo documental e iconográfico do Ginásio Dr. Felício Laurito, doado pelo munícipe Edson Dias.

O objetivo do projeto Cidade Revelada é resgatar a memória de Ribeirão Pires por meio de digitalização de fotos; documentos privados e públicos; jornais; litografias; entre outros, que poderão ser acessados por pesquisadores. Famílias interessadas em disponibilizar seus acervos, devem entrar em contato com o CDH pelo telefone 4827-4598 ou 4825-9549.