Prefeitura retoma atendimentos ginecológicos nas UBSs


Criado em 02/05/2017

Secretaria de Saúde e Higiene cobre 100% das unidades de saúde da cidade com médico ginecologista e obstetra, além de oferecer o papanicolau

A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires retomou os atendimentos de ginecologia e obstetrícia em todas as unidades da Atenção Básica municipal. Até o último ano, apenas cinco das dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contavam com médico especialista para consultas às mulheres e gestantes da cidade. A partir de agora, as UBSs da Quarta Divisão, do Jardim Caçula, da Vila Sueli, do Centro e da Santa Luzia também oferecem o serviço de saúde.

A retomada dos atendimentos foi realizada sem gerar novas despesas à Prefeitura. Isso porque a Secretaria de Saúde e Higiene aprimorou a gestão da escala de trabalho dos profissionais da área ginecológica e obstétrica da rede, direcionamento um médico plantonista que atendia no Hospital Maternidade São Lucas aos serviços da Atenção Básica, sem causar prejuízos à equipe de atendimento da Maternidade.

“A partir de análise criteriosa da realidade da saúde pública em nossa cidade, identificamos pontos críticos que precisavam ser modificados com urgência. Estamos, a medida do possível, encontrando alternativas para atender os anseios dos nossos pacientes e manter a cobertura dos serviços prestados, observando as prioridades e respeitando todas as orientações e normas do serviço público de saúde”, explicou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Os atendimentos de ginecologia e obstetrícia são realizados por meio de agendamentos que devem ser feitos na UBS mais próxima da residência da paciente. “Essa medida vem ao encontro de nossas ações de ampliação dos cuidados com a saúde da mulher, que incluiu a retomada dos exames de papanicolau, que é o exame preventivo do câncer de colo de útero, neste ano em toda a Atenção Básica”, completou Patrícia.

A Secretaria de Saúde e Higiene também está trabalhando para que o atendimento básico de odontologia esteja disponível nas dez UBSs da cidade. Em maio, dentista voltará a atender na UBS da Quarta Divisão e, nos próximos meses, o serviço deverá ser retomado nas UBSs de Ouro Fino, Jardim Guanabara e Santa Luzia. Para os moradores da região Central da cidade, o atendimento básico de odontologia é realizado no Centro Odontológico Municipal. Este atendimento oferece a realização de procedimentos de limpeza, restauração, extração e raspagem. Casos mais complexos são encaminhados da Atenção Básica para o Centro de Especialidades Odontológicas.