Jovens de Ribeirão Pires participam de Compromisso à Bandeira


Criado em 26/04/2017

A Junta de Serviço Militar de Ribeirão Pires realizou nesta quarta-feira, dia 26, solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional, na Praça Central da cidade. Cerca de 350 jovens nascidos em 1999, ou em anos anteriores, e que se alistaram até o último mês de março, participaram da atividade, que marcou a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar.

O 2º Tenente Delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar, Pedro Silva de Oliveira, representando o Exército Brasileiro, conduziu o ato solene. “Olhando para os senhores, vejo pessoas que têm a cidadania plena. Nosso país precisa dos senhores. Façam por onde. Ter um mundo melhor depende dos senhores”, afirmou.

O vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon, representou o prefeito Adler Teixeira – Kiko, que é presidente da Junta de Serviço Militar da cidade, durante a cerimônia. “Esses jovens honraram hoje importante compromisso não apenas com a pátria, mas também com suas famílias, e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar. Contamos com o empenho de todos para termos uma sociedade melhor e mais justa”, declarou.

Todo cidadão do sexo masculino tem obrigações com o Serviço Militar e, ao completarem 18 anos, devem fazer o alistamento militar, para garantir o direito à cidadania plena, conforme previsto pela legislação brasileira. Os jovens que recebem Certificado de Dispensa de Incorporação ficam à disposição das Forças Armadas até os 45 anos de idade, para eventuais situações extremas, como em desastres climáticos. O documento é exigência para que homens com idade a partir de 18 anos possam emitir documentos como Carteira de Trabalho e Passaporte.

Alistamento Militar pode ser feito até junho

Moradores de Ribeirão Pires do sexo masculino e nascidos em 1999 – que completam 18 anos em 2017 – devem ficar atentos aos prazos e procedimentos para efetuar o Alistamento Militar. Até o dia 30 de junho, os jovens dessa faixa etária deverão se alistar pelo site www.alistamento.eb.mil.br, e seguir os passos indicados na página, inclusive as orientações sobre documentos a serem apresentados à Junta de Serviço Militar do município (entre eles, comprovante de um ano de residência em Ribeirão Pires).

Jovens nascidos em anos anteriores a 1999 e que ainda não se apresentaram devem comparecer à Junta de Serviços Militar de Ribeirão Pires para fazer o Alistamento Militar. Ao se apresentar no local, o jovem deverá estar munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade original, ou Certidão de Naturalização, ou Termo de Opção de Nacionalidade (para brasileiros naturalizados ou por opção), ou Registro de Emancipação (no caso de índios); uma (01) foto 3x4 para documentos (sem data, recente, com a testa e as orelhas descobertas e sem adereços); e comprovante de um ano de residência no município.

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros.