Novos conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente são empossados

Criado em 18/04/2017

Representantes de entidades sociais e do Poder Executivo empossados trabalharão pelo fortalecimento das ações do Conselho Municipal

Nesta terça-feira, dia 18, foi realizada solenidade de posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ribeirão Pires (2017-2020). Durante a cerimônia, promovida no auditório da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Sociais (SADS), foram empossados os dez conselheiros titulares, sendo cinco representantes da sociedade civil e cinco representantes do Poder Público, e seus respectivos suplentes foram empossados – dois para cada titular.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ribeirão Pires, eleito em março deste ano, é um órgão deliberativo e controlador da política de atendimento, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade. A criação do Conselho está prevista na Lei Municipal Nº 4.622, de 2002, que instituiu a Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente na cidade, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

“Este é um dia muito especial, em que os conselheiros, que são representantes de entidades e do Poder Público, estão sendo empossados e assumem importantes atribuições pela defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Cuidar de nossos jovens e crianças é zelar por um futuro melhor. O Conselho terá papel de contribuir para direcionar os trabalhos no município para o caminho da educação e da garantia dos direitos de nossos jovens”, declarou a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, que representou o prefeito da cidade, Adler Teixeira – Kiko, na cerimônia de posse dos conselheiros.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elza Iwasaki, também falou sobre a importância do Conselho e as medidas de fortalecimento dos trabalhos realizados na cidade. “Compete a este Conselho fiscalizar as políticas públicas que asseguram os direitos das crianças e dos adolescentes de Ribeirão Pires”, comentou Elza. Entre as medidas pelo fortalecimento do Conselho Municipal está a constituição de CNPJ para o grupo, o que garantirá a possibilidade de captação de recursos por meio de doações a serem destinadas a investimentos em programas em defesa deste público.

Conheça os membros empossados do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ribeirão Pires:

Sociedade Civil

Associação Sant´Anna

- Ana Cristina de Souza – titular

- Ana Paula Pereira – suplente

- Ruth de Moraes Krebs Lima – suplente

Ismênia de Jesus

-Daisy Mara C.H. de Oliveira – titular

- Maria José A. da Conceição – suplente

- Maria de Fátima da S. Biscuola - suplente

Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência (APRAESPI)

- Monique Regina D. C. R. Paulino – titular