Ribeirão Pires imunizará idosos contra gripe a partir de segunda-feira (17)


Criado em 13/04/2017

Campanha Nacional de Vacinação será realizada na rede municipal de Saúde por etapas semanais, de acordo com o grupo de risco, até 13 de maio

A partir dessa segunda-feira, dia 17, as Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Pires disponibilizarão doses da vacina contra a gripe (influenza) para moradores com 60 anos ou mais de idade e para trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados. A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que será realizada em cinco etapas, priorizando, em cada uma, grupos populacionais específicos.

A vacinação contra a gripe teve início no último dia 10, com a imunização de trabalhadores de saúde de hospitais. A terceira etapa da campanha será realizada a partir do dia 24 de abril e será direcionada à imunização de gestantes, puérperas, crianças com idade entre seis meses até menores de cinco anos, além da população indígena.

Na quarta etapa, que será realizada na semana do dia 2 de maio, serão vacinados os moradores com comorbidades (tipos específicos de doenças). Já na quinta e última etapa, que acontecerá na semana de 8 de maio, a campanha imunizará professores (escolas públicas e privadas, mediante apresentação do crachá ou holerite), bem como integrantes dos grupos anteriores que não tenham recebido a vacina.

O Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe ocorrerá em 13 de maio, data em que as Unidades Básicas de Saúde funcionarão, das 8h às 17h, para atender todos os grupos populacionais específicos.

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A Campanha Nacional de imunização do ano de 2017 tem por finalidade imunizar no município de Ribeirão Pires, cerca de:

Crianças de 6 meses a menores de 2 anos: 2.106

Crianças de 2 a 4 anos: 4.096

Trabalhadores de Saúde: 3.661

Gestantes: 1.053

Puérperas = 173

Idosos: 12.515

Comorbidades: 8.662

População de professores – aguardando dados do Estado.

Total geral: 32.266.