Estância aprimora serviço de Atenção Domiciliar


Criado em 29/03/2017

A Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires está adotando, desde o início deste ano, medidas para melhorar os serviços prestados à população. Neste mês, o programa Melhor em Casa, que oferece acompanhamento médico para moradores com dificuldade de sair do espaço de casa para chegar a uma unidade de saúde, teve sede estabelecida no Hospital Maternidade São Lucas. O serviço também passou a ser integrado com a Atenção Básica da cidade, seguindo o fluxo de atendimento da rede.

Atualmente, estão cadastrados no programa federal Melhor em Casa 96 pacientes que recebem atendimentos da EMAD – Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar. Para a prestação deste serviço, a rede dispõe de três médicos, três enfermeiros, um fisioterapeuta, um assistente social, além de quatro técnicos ou auxiliares de enfermagem.

“A realização de atendimento em casa assegura aos pacientes que não podem se locomover até uma unidade de saúde cuidados mais próximos, inclusive da rotina familiar. Com isso, buscamos a redução de hospitalizações desnecessárias e até mesmo o risco de infecções”, explicou a secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.

A Atenção Domiciliar foi instituída pelo Ministério da Saúde para permitir aos municípios de menor porte populacional a implantação desses serviços, com apoio federal. As EMADs acompanham permanentemente os pacientes cadastrados no serviço. Os moradores podem obter mais informações sobre o programa pelo telefone 4822-8000.