Ribeirão Pires sedia reunião das Juntas de Serviço Militar do Grande ABC

Criado em 24/03/2017

Na manhã desta quinta-feira, dia 23, a Estância Turística de Ribeirão Pires sediou reunião entre as Juntas de Serviço Militar do Grande ABC, promovida pela 18ª Delegacia de Serviço Militar, responsável pelas unidades na região. A atividade, realizada no Paço Municipal, faz parte de série de reuniões mensais que acontecem em todas as cidades, com o objetivo de aperfeiçoar o serviço prestado à população.

O 2º Tenente Delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar, Pedro Silva de Oliveira, conduziu a reunião, apresentando novidades e orientações do Exército Brasileiro para os trabalhos das Juntas. “Realizamos mensalmente o encontro para promover o treinamento dos profissionais das Juntas e atualização do conhecimento. Nas reuniões seguintes, recebemos e damos feedback de tudo o que foi implementado e, através disso, sabemos como está o andamento das ações, para que possamos aplicar melhorias nas práticas de trabalho e garantir bom atendimento aos moradores”, afirmou o Tenente.

O Delegado esclareceu, ainda, que durante a série de reuniões com as Juntas de Serviço Militar, as equipes recebem orientações técnicas do Exército sobre a implementação de sistemas novos, a exemplo do alistamento militar online, que está em fase de experimentação em toda a região do Grande ABC e em áreas da capital paulista.

A Junta de Serviço Militar de Ribeirão Pires, órgão ligado ao Exército Brasileiro, tem suas ações coordenadas pela 18ª Delegacia de Serviço Militar. No município, está ligada à Secretaria de Governo da Prefeitura, que disponibiliza estrutura e equipe para a realização das atividades, como alistamento militar, expedição de documentos, entre outras.

As reuniões são direcionadas aos secretários e secretárias das Juntas de Serviço Militar das sete cidades (há duas unidades em São Bernardo do Campo). Participaram do encontro Maria do Rosário Alves Rodrigues Pacheco, secretária da Junta de Serviço Militar de Ribeirão Pires; Priscila Rodrigues, de Santo André; Roseli Morais Silva, de Diadema; Nivia Neves da Silva, de Mauá; Iolanda Versalli Lupi, de Rio Grande da Serra; Fabiano Lopes de Almeida, de São Bernardo do Campo; Márcia Maria Catalão de Carvalho, de São Caetano do Sul; e Alfredo Alves da Silva, também de São Bernardo do Campo. Secretários substitutos das Juntas acompanharam a reunião.

No próximo mês, a Junta de Serviço Militar da cidade realizará cerimônia de Juramento à Bandeira. A Junta de Serviço Militar de Ribeirão Pires está localizada na Avenida Capitão José Gallo, 55 – Centro – dentro do Atende Fácil.

Jovens de Ribeirão Pires devem fazer Alistamento Militar até junho deste ano

Moradores de Ribeirão Pires do sexo masculino e nascidos em 1999 – que completam 18 anos em 2017 – devem ficar atentos aos prazos e procedimentos para efetuar o Alistamento Militar. Até o dia 30 de junho, os jovens dessa faixa etária deverão se alistar pelo site www.alistamento.eb.mil.br, e seguir os passos indicados na página, inclusive as orientações sobre documentos a serem apresentados à Junta de Serviço Militar do município (entre eles, comprovante de um ano de residência em Ribeirão Pires).

Jovens nascidos em anos anteriores a 1999 e que ainda não se apresentaram devem comparecer à Junta de Serviços Militar de Ribeirão Pires para fazer o Alistamento Militar, também até o final do mês de junho deste ano. Ao se apresentar no local, o jovem deverá estar munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade original, ou Certidão de Naturalização, ou Termo de Opção de Nacionalidade (para brasileiros naturalizados ou por opção), ou Registro de Emancipação (no caso de índios); uma (01) foto 3x4 para documentos (sem data, recente, com a testa e as orelhas descobertas e sem adereços); e comprovante de um ano de residência no município.

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros.