Comitê de Ribeirão Pires debate soluções para reduzir fatalidades no trânsito

Criado em 23/03/2017

“Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” iniciou discussões e proposições de políticas públicas para a redução de acidentes e mortes na cidade

Nesta quinta-feira, dia 23, a Secretaria de Transportes e Trânsito reuniu membros da sociedade civil e do Poder Público para discutir propostas e plano de ação para implantação de políticas públicas para redução de acidentes e óbitos no trânsito. O evento, que aconteceu no Teatro Arquimedes Ribeiro, marcou o início dos trabalhos do Comitê “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” na Estância.

“Nossa cidade tem passado por transformações, em um momento de mudanças. A parceria com o Governo do Estado irá viabilizar programa para a redução de fatalidades no trânsito. Somado a isso, nossas equipes de Trânsito estão empenhadas em promover atividades para a educação de crianças e jovens moradores e para garantir, a cada dia, mais segurança em nosso sistema viário”, afirmou o vice-prefeito da Estância, Gabriel Roncon.

A formação do Comitê “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” acontece em conformidade com o Protocolo de Intenção, assinado no dia 14 de março pelo prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, para a participação da cidade no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A assinatura do documento é o primeiro passo para a celebração de convênio com o Governo do Estado para o repasse de cerca de R$1,1 milhão que será aplicado em medidas de redução de acidentes de trânsito.

“Temos que valorizar a vida. Esse é o foco da nossa participação nesta campanha. Para isso, contamos com equipe de profissionais qualificados, que farão a diferença para que nossa cidade reduza o índice de acidentes fatais de trânsito”, afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.

Com ferramentas, visitas de diagnóstico e construindo planos de ação contendo medidas preventivas e melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização, o Detran e os municípios envolvidos na proposta de redução de vítimas fatais acidentadas devem celebrar convênios que fornecerão auxílio para a estruturação da gestão de segurança viária.

Um dos instrumentos disponibilizados pelo Estado para garantir informações aos municípios é o INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), ferramenta técnica que contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas.

“É gratificante participar de um Comitê como este organizado em Ribeirão Pires. É um dos municípios que mais se mobilizou em nossa ação”, disse o palestrante do Movimento e representante do Governo do Estado, Leonardo Pedreira.

O Comitê “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” em Ribeirão Pires é formado por profissionais da Prefeitura - secretarias de Transportes e Trânsito (inclusive a Defesa Civil Municipal), Infraestrutura Urbana, Educação, Saúde, Segurança Pública (inclusive a GCM); das polícias Civil, Militar e Rodoviária; do Corpo de Bombeiros; e do DER.