Ribeirão Pires reúne mais de dois mil alunos em comemoração aos 63 anos

Criado em 20/03/2017

Desfile Cívico e apresentações culturais celebram o aniversário da Pérola da Serra

Hoje, 19 de março de 2017, a Estância Turística de Ribeirão Pires comemora seus 63 anos, com diversas atividades em celebração à data. A partir das 9 horas, teve início o Desfile Cívico com a participação de autoridades, munícipes e instituições municipais.

A abertura do evento ficou por conta do Corpo de Bombeiros, da 2ª Cia da Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária de Riacho Grande, da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires. As corporações apresentaram à população as viaturas e o contingente utilizados em serviços prestados à segurança pública do município.

As 33 Escolas Municipais envolveram cerca de 2500 alunos no evento. Cada escola homenageou fatos ou locais importantes na história da cidade. A E.M Lavínia Figueiredo Arnoni, localizada na Vila Mortari, desfilou com o tema “Moinho de trigo Fratelli Maciotta e Fábrica de Sal”.

O munícipe, Carlos Rene, de 42 anos, pai de Gabriel Antunes Lopes, de seis anos, afirmou que para as crianças é necessário trabalhar o sentimento de carinho pela Estância. “O desfile cívico ensina o que é cidadania e a criança desenvolve o amor e o cuidado pela cidade”, afirma o pai.

A moradora Cristina do Nascimento Bujé, de 35 anos, também acredita na importância do evento para o desenvolvimento dos filhos. “Acho muito necessário a realização do desfile cívico e defendo a realização em todos os anos. Meu filho é componente da fanfarra da escola e se dedica muito nesta época para realizar a sua apresentação, isso ajuda na socialização com a família e com os colegas”, explica. Cristina Bujé é mãe dos alunos Milena Cristina do Nascimento Bujé, de 13 anos e Kaique do Nascimento Bujé, de 11 anos.

Participaram também do Desfile Cívico a Associação Nipo-brasileira Kaikan; o CRI – Centro de Referência do Idoso; Academias esportivas e de dança do município; Jeep Clube; entre outras instituições municipais e convidados.

Escolas preparam homenagens para a história da cidade

Trabalhando em sala de aula assuntos como água, meio ambiente, pontos turísticos e a história da cidade, alunos e professores desfilaram em alas temáticas ao longo da manhã de celebração ao aniversário, homenageando Ribeirão Pires.

Representando a imigração italiana, o aluno do 5º ano da Escola Municipal Manoel Baptista da Silva, Michael Álex Souza Silva, de nove anos, se animou ao contar que sobre os ensaios e participação. “Foi ótimo participar, porque nós aprendemos história da nossa cidade”, declarou o garoto.

Homenageando a Pedra do Elefante e a Gruta Granítica, patrimônios ambientais de Ribeirão Pires, as professoras da Escola Municipal Amauri do Nascimento, do Jardim Santana, se organizaram para marcar o desfile com a cor rosa. “Fizemos uma votação entre as professoras para escolher uma cor que se destacasse entre todos os participantes e decidimos pelo rosa para chamar atenção sobre o meio ambiente”, explicou a diretora, Jane Lúcia Santos.

Também marcando a história da cidade, o Hospital de Ribeirão Pires esteve homenageado em uma das alas temáticas. Crianças de três anos entraram junto aos professores nesta ala que veio uniformizada de branco. “O mais importante é nos reunirmos para não deixar que a história se perca com o tempo”, afirmou a professora Vanessa Aline da Silva.

Programação de aniversário

A comemoração aos 63 anos de Ribeirão Pires continua na Vila do Doce com apresentações culturais no palco central (Rua Boa Vista s/n – Centro). Toda a programação foi realizada por meio de apoios, patrocínios e doações para que não gerasse custos para os cofres municipais.

A partir das 13 horas, tem início apresentações de Rap com artistas da cidade, seguido pelos Breakmaníacos, às 13h30. A programação cultural continua durante toda a tarde e quem fecha as atividades é a cantora sertaneja Camila Nogueira, que sobe ao palco às 20h.

As atividades em celebração aos 63 anos de emancipação política de Ribeirão Pires encerra no dia 31 de março, próxima sexta-feira, com o evento de entrega de novos equipamentos e materiais de trabalho para a Guarda Civil Municipal, na Vila do Doce, às 16 horas.

Confira a programação completa no site www.ribeiraopires.sp.gov.br ou pelo Facebook oficial da Prefeitura de Ribeirão Pires: